TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento da obra: Criminologia

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  4.500 Palavras (18 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE RUY BARBOSA WYDEN

CURSO DE DIREITO

- CRIMINOLOGIA –

Fichamento da obra: Criminologia

Orlando Soares

                               

 Docente: Ângelo Maciel Santos Reis

Discente: Tarcisio Sales Pereira

SALVADOR - BAHIA

2018

Faculdade Ruy Barbosa Wyden – Bacharelado em Direito

Disciplina: Componente de Flexibilização Curricular em Criminologia

Docente: Prof. Me. Ângelo Maciel Santos Reis

Discente: Tarcisio Sales Pereira

OBRA: Soares, Orlando. Curso de Criminologia: o fenômeno criminal, evolução da criminalidade, crime organizado, (...). Rio de Janeiro: Forense, 2003.

Capítulo IV

O PROCESSO HISTÓRICO DE CRIMINALIZAÇÃO

4. Escorço histórico sobre a criminalização, repressão e penalização

p. 25

“(...) o esforço de construção teórica da Criminologia acompanha, par a par, a evolução das idéias e concepções acerca do Direito Penal, em suas diferentes fases históricas. ” (Soares, p. 25)

A criminologia surge junto ao direito penal caminhando lado a lado na linha evolutiva, se incluindo neste contesto a história da criminalização buscando compreender o crime, sob os aspectos de seus agentes e da sociedade. (Tarcísio Sales)

p. 26

“Destarte, o Direito é produto da força, à medida que se apresenta como imposição ou predominância da vontade do mais forte contra o mais fraco. ” (Soares, 2003)

Ao afirmar que o direito é produto da força, (Soares, p.26) se afasta da teoria contratualista onde segundo Russeal a sociedade vivia regida pelo direito natural e achou por melhor abrir mão do seu pode, transferindo-o para o estado que passa a exerce-lo em monopólio, e passa a defender a ideia de que a sociedade vivia em um verdadeiro caos onde o estado se institui por intermédio da força dando espaço ao grande Leviatã.  (Tarcisio Sales)

p.27

“ Em seu estudo clássico, A Criminalidade Comparada, Gabriel Tarde mostra que diversos crimes que eram punidos pelo fogo, pelo gládio ou pelo estrangulamento: falsa profecia, “profecia mesmo verdadeira feita em nome de deuses estrangeiros” e outros. Muitos desses crimes nem são mais contravenções, enquanto que a gravidade relativa de outros mudou consideravelmente. ” (Soares, 2003)

Observa-se na história da criminalização e da criação dos tipos penais, que os crimes nem sempre correspondiam a uma ofensa a determinado bem jurídico, mas serviam simplesmente como uma forma de uma classe dominante impor o seu pensamento de forma a manter-se no poder. (Tarcísio Sales)

4.1. Fases históricas da justiça penal

p.28

“Com o advento do Estado, este, aos poucos, monopolizou a tarefa de tipificação de certas condutas humanas, incriminando-as, como também se investiu do privilégio de administração da justiça penal. (Soares, 2003)

Observa-se que mesmo com o advento do estados a criminalização, ou seja, “o processo de tipificação de determinada conduta humana, como ilícito penal, com a imposição da correspondente sanção”, não foi de todo transferido ao estado que deveria sobre o tema deliberar de forma a satisfazer o interesse da maioria, mas manteve-se parte do poder nas mãos de quem anteriormente os detinham. (Tarcísio Sales)

4.3. O processo penal contra Jesus

p.29

“ Indaga Evaristo de Morais (...), no processo, no julgamento, na condenação e na execução do Nazareno foram guardadas as regras do Direito Processual, obedecendo-se às normas tradicionais da formalística mosaica e atendendo-se aos novos princípios introduzidos pelos romanos, então dominadores da Palestina?.” (Soares, 2003)

A histórica condenação de Jesus é um claro exemplo de que o Direito é na verdade uma luta pelo poder e que o processo de criminalização onde se escolhe quais condutas serão consideradas como crimes, tem como fim único atender a interesses não da maioria afim de estabelecer a harmonia social tal almejada, mas sim o de atender ao interesse de uma minoria que detém o poder. (Tarcisio Sales)

p.30

“Fora Jesus condenado à morte, mas os incompetentes juízes, cônscios de seu abuso judiciário, não indicaram a natureza da morte, a maneira da execução da pena, enquanto que, segundo a legislação hebraica, poderiam ser aplicadas quatro espécies de morte: enforcarão, lapidação, cremação e decapitação. ” (Soares, 2003)

A condenação de Jesus consiste na relativização - ou em flagrante desrespeito, para ser mais assertivo – da legislação hebraica que foi afastada para que o julgamento pudesse satisfazer a sede de condenação da população que gritava: Mata Jesus Cristo, Solta Barrabás. (Tarcisio Sales)

4.4. A criminalização em diversos países na Antiguidade

p.31

“Em Esparta, na antiga Grécia, o infanticídio e o aborto não eram considerados crimes, por seu turno, no Egito aplicava-se o talião simbólico. Na China, previa-se a vingança privada e o talião, já na Pérsia, também encontramos a vingança privada, regulada pelo talião. A legislação da Índia antiga ainda está contida no Código de Manu, por outro lado, o Código de Hamurabi estabelece o talião simbólico, prescrevendo as penas mais cruéis que se conhecem. ” (Soares, 2003)

As penas estudas neste tópico não tem em comum apenas o período em que foram criadas, mas observa-se que em todas as penas aplicadas para a nobreza, cidadão livre ou integrantes da alta castra a depender de como for denominado por cada país, difere das aplicáveis aos plebeus, escravos ou cidadãos de castra inferior.  (Tarcisio Sales)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com