TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia - Senso Comum

Por:   •  26/10/2018  •  Dissertação  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSISADE FEDERAL DE ALFENAS

O senso comum é um modo das pessoas pensarem baseados em situações recorrentes em suas vidas, como: fatos que presenciaram, experiências, vivências, entre outros. Alguns exemplos seriam pensar que: “Gato preto da azar”, “Cortar o cabelo na lua crescente faz ele cresce melhor”, “a voz do povo é a voz de Deus”, entre outros. Todos esses exemplos são casos em que não tem nenhuma comprovação científica, mas muitas pessoas acreditam ser verdade. Esse modo de pensar está associado ao conhecimento empírico, cujo seu significado está associado ao conhecimento adquirido através da observação, sem necessidade de comprovação.

Em contrapartida outro tipo de conhecimento é o Conhecimento científico, esta forma visa os fatos de maneira comprovada através de pesquisas, estudos e observações e tem o objetivo de atestar a veracidade ou não veracidade de determinada teoria. O conhecimento científico é muito importante para a humanidade em geral, com ele é possível uma maior comprovação e desenvolvimento das mais diversas áreas, o que pode proporcionar uma condição de vida melhor as pessoas.

Outro ponto importante de se frisar é que apesar do senso comum ser muito importante e muitas coisas existirem hoje muito em função deste tipo de conhecimento, em alguns casos ele não é tão bom, como pode-se ser visto no documentário "Novas Severinas, do canal futura", em que as mulheres são tratadas de um jeito inferior em relação aos homens e na sua grande maioria elas aceitam essas posição, devido a essa "tradição" ser passada ao longo dos anos. Sendo assim, é importante que além do senso comum, todas as pessoas possam ter acesso a diferentes formas de conhecimento, seja científico, filosófico ou qualquer outro tipo.

Dentre o que já foi falado, pode-se concluir que o conhecimento não se baseia a partir de um só ponto, mas sim é um conjunto de aprendizados dos mais diversos modos, podendo-se ser citado: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico. Todos eles estão diretamente ligados ao homem e à sua realidade, buscando idealizar o bem estar do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com