TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia do direito

Por:   •  22/10/2016  •  Artigo  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de Aprendizagem: Filosofia do Direito

Curso: Direito        

Professor: João Buss

Nome do aluno: Júlia dos Santos de Souza

Data:         22/10/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Um dos temas mais recorrentes da atualidade é  o da ética. A sociedade cada vez mais exige e cobra ética em todas as esferas da vida social. No entanto, existe uma dificuldade “natural” quando se trata do tema, dada a diversidade de pontos de vista e, principalmente, de interesses das pessoas. Entretanto isso não deve ser motivo para não se discutir o assunto. Pelo contrário, torna a discussão ainda mais necessária e importante, ainda mais para quem postula se tornar um futuro operador do direito. Por isso você deve  inicialmente ler e refletir sobre o artigo (publicado na Midiateca), “Direito enquanto modo de vida” de Sandro César Sell e outros textos se assim o desejar.

  Em seguida você deve construir um texto/resposta de aproximadamente 35 (trinta e cinco) linhas mostrando, de forma bem fundamenta,  por que a competência técnica  e a postura ética  são características/qualidades que não podem faltar no PERFIL de quem pretende ser um verdadeiro missionário do mundo jurídico nos dias atuais.  

Obs: O texto/resposta deve conter, pelo menos, duas citações diretas do artigo de Sandro Sell.

 Sucesso!

Resposta:

Diante do texto de Sandro César Sell, “Direito enquanto modo de vida “é possível observar a impressão que o “calouro” tem das coisas, isto é: da universidade em si, das leis, da congruência em que ambas se formulam para uma sociedade mais justa, assim como a curiosidade de assuntos diversos referentes ao dia-a-dia de cada um.

Deve ficar claro que o direito requer habilidade prática, reflexão esclarecida e atitude eticamente combativa o indivíduo ao qual desenvolveu a habilidade de operar as normas e princípios promitentes do direito tornou-se um potencial operador jurídico, sendo o viável a partir de pensamentos simplórios, tampouco, esclarecidos e consequentes, refletindo, buscando melhorias contínuas através de críticas construtivas a outrem.

Mas para ser um “verdadeiro missionário no mundo jurídico” não basta somente ser um bom conhecedor apenas, além disso, é necessário saber-conhecer as leis em profundidade, juntamente ao saber técnico, se há postura investigativa e atitude ética para estar à conhecimento suficiente do direito tanto quanto a aplicação harmônica, e proporcional ao que se espera destas e normas e leis vinculadas a aplicação do direito.

Um divulgador do Direito só está apto de fato quando sua simplória presença intimida as fraudes como abusos e é citada no artigo uma série de fatores aos quais se espera que desenvolver-se-á chamadas com atitude jurídica, cujos principais pontos estão listados tais eles como:

“Tenha boa vontade para escutar a defesa das idéias de que discorda e sabedoria para aprender algo com elas. É improvável que a outra parte esteja absolutamente errada e você absolutamente certo”. (...)

“Evite comentar publicamente temas de processos cujos autos você desconhece”(...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (356.9 Kb)   docx (74.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com