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Fisiocratas – Governo da Natureza

Por:   •  22/8/2018  •  Resenha  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

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Fisiocratas – Governo da Natureza

Principal autor: Fraçois Quesnay

 - Tableau Économique

[pic 1]

A riqueza é única e exclusivamente produzida pelos agricultores. Artesãos é a classe estéril, não produzem riquezas. Vendem produtos manufaturados e serviços não ligados a agricultura. Os proprietários se apropriam da produção e não são estéreis, pois possuem as terras.

O foco não é monetário, mas físico. Terras equilibradas.

Introduz o conceito de EXCEDENTE, que em um sistema monetário econômico significa LUCRO.

*Juros -> Rendimento dos arrendatários que trabalham no cultivo, espécie de “salário especial” → tipo de investimento.

Adam Smith – A riqueza das Nações

Pai do Liberalismo e das ciências econômicas.

Por que o ser humano tem mania de troca?   →   Adam acredita que é uma tendência natural ao homem, pois fala, exprime suas ideias e no que fala, tenta convencer e no que tenta convencer, troca. Troca pelo o que não se produz abundante.

Por ser egoísta, buscar sempre o melhor é bom. Logo, estamos no MELHOR ESTADO POSSÍVEL.

A eficiência está na especialização → Manter sua eficiência em uma posição específica, concentrar o egoísmo em uma função. → Especialização em uma área → Embrião da DIT.

A riqueza está na especialização das nações para as trocas.

Pelo raciocínio Liberal, a liberdade do comércio produz riquezas e a barreira do comércio pode impedir a riqueza.

A riqueza pode ser gerada em qualquer setor econômico. O trabalho humano gera valor e está em todo o processo produtivo.

OBS: Até aqui, Smith não chegou à verdade sobre o que gera riqueza → A circulação não gera valor, só redistribui.

David Ricardo – Sobre a Origem da Tributação

Uma vez a riqueza gerada, como ela se distribui?

[pic 2]

O autor pensa em como se pode distribuir a renda em fatores de produção.

PREÇO X QUANTIDADE

→Se eu tiver as quantidades e os preços de cada fator de produção, eu acho a renda total. Eu posso não utilizar todo o potencial.

[pic 3]

O rendimento de um produto acaba decrescendo em razão da diminuição popular com o produto em função do tempo.

Max Weber  –  A ética protestante e o espírito capitalista

Para o autor, o procuramos sempre melhorar, e o lucro seria uma forma de melhorar a vida.                                        O responsável pelo atraso na criação do capitalismo era a religião católica, pois tudo que era em excesso era pecaminoso. A única forma de se livrar era doar para a Igreja.

Na ideologia de Weber e protestante, trabalhar e gerar dinheiro não era pecaminoso, menos pecaminoso ainda era ganhar dinheiro e gerar emprego, trazendo mais pessoas aos céus. A Europa seria um berço excelente para a expansão capitalista vide o crescimento de religiões protestantes.

Weber diz que o capitalismo tem duas características:

  • Formação de um mercado de trabalho formalmente livre.
  • Uso da contabilidade Racional

O capitalismo separa o local de trabalho do local de moradia.

  1. Dou-te a liberdade e te alugo  o indivíduo pode ou não querer isso

Grande mobilidade geográfica

Pouca mobilidade social  Mas existe

  1. A contabilidade se torna importante porque o distanciamento deixa de embutir o preço do transporte, tempo do trabalho, deslocamento, alimentação.

Karl Marx  –  O Capital

  • MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

“O capitalismo é uma forma sofisticada de manter a dominação de uma classe sobre a outra”

1° Capítulo – Mercadoria → Tudo deve ser transformado em mercadoria.

- A sociedade produtora tem 3 características básicas:

1) Propriedade Privada dos meios de produção  Terra, máquinas, método de produção.

2) Divisão social do Trabalho  Cada um tem um papel específico no sistema de produção.

3) Troca  É a regra.

- Toda mercadoria tem simultaneamente Valor de Uso e Valor de Troca

Valor de Uso (demanda): É aquele que as pessoas atribuem pela sua utilidade. Não é igual para todos.

Valor de Troca (oferta): É determinada pela quantidade de trabalho socialmente* necessária para produzir.

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