TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes do conceito de sustentabilidade

Ensaio: Fontes do conceito de sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Ensaio  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: De acordo com o texto e o que foi entendido por mim, são economia, ambiental, social, poder e politica.

Economia, supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescentes.

Ambiental, garante que os ecossistemas possam manter sua autorreparação.

Social, fala da necessidade de uma vida digna para todos os cidadãos, e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que seja prejudiciais a outros.

Poder, ele faz como se mudar os padrões de produção e consumo fosse algo alheio as estruturas e decisões politica.

Politica, responsável pela parte de conflitos, interesses e processos de mudanças.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: Econômica, Social e Ambiental.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: Mudanças na trajetória da noção e desenvolvimento sustentável

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R: Na verdade a crise ambiental é responsabilidade de todos nós, o que significa, em termos governamentais que não poderemos enfrentar os problemas ambientais e de desenvolvimento sustentável se os Ministérios e Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Educação, Agricultura e Transportes e Fazenda, não conversarem. Afinal, as dificuldades são diversas, mas, sobretudo, intragovernamental entre os vários setores, em particular aqueles responsáveis por maiores impactos ambientais.

RESUMO

De acordo com o Autor, Nascimento, Eliemar Pinheiro, ele aborda a questão da Sustentabilidade, sob a forma hegemônica de qualificação do desenvolvimento. Ele discute e analisa suas dimensões, mostrando as limitações da configuração em :Ambiental, Econômica e Social. Na conclusão, sintetiza as mudanças que ocorrem na trajetória da compreensão da sustentabilidade. A noção da sustentabilidade tem duas origens. A primeira, na biologia, por meio da ecologia. A segunda na economia, como o objetivo do desenvolvimento, em face da percepção crescente ao longo do século XX de que o padrão de produção e consumo em expansão no mundo, sobretudo no último quarto desse século, não tem possibilidade sobre a perduar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com