TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas jurídicas de empresas

Artigo: Formas jurídicas de empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  380 Visualizações

Cooperativa:

É uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer as aspirações e necessidades econômicas,sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

Associação:

Quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade empresária, através de umcontrato social, onde constará seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e ocapital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indicaque a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada àparticipação dos sócios.

Fundação:

é uma instituição caracterizada comopessoa jurídicacomposta pelaorganização de um patrimônio, mas que não tem proprietário, nem titular, nemsócios. É uma entidade de direito privado, constituída por ata dotaçãopatrimonial,

inter vivos

e

causa mortis

para determinada finalidade econômicanão distributiva, segundo novo entendimento internacional sendo fiscalizada peloMinistério Público (Poder Judiciário do País).

Sociedade em conta de participação (SCP):

é umasociedade empresáriaquevincula, internamente, os sócios. É composta por duas ou mais pessoas, sendoque uma delas necessariamente deve ser empresário ou sociedade empresária.

Sociedade Capital e Indústria:

Aquela em que um ou mais sócios concorremunicamente com o seu trabalho, atividade ou indústria, cabendo unicamente aosócio capitalista a responsabilidade pelas obrigações sociais e o direito de figurarna firma, que é vedado ao sócio de indústria

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com