TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Social da Propriedade

Por:   •  22/11/2016  •  Artigo  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

O Princípio Da Função Social Da Propriedade E Sua Repercussão Sobre O Sistema Do Código Civil

1 A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA NO DIREITO CIVIL

Atualmente a ampliação da magnitude e respeito aos conceitos antes perpassados da dignidade da pessoa humana e da justiça social é fruto da concretização de princípios fundamentais de nossa constituição dentre os quais após anos de evolução do Estado, se consagrou o da função social da sociedade intimamente ligado a ausência de separação explícita entre Direito Público e Direito Privado que vige no estado social.

No Estado Liberal, modelo de Estado que vigorava no século XVIII, as relações políticas e as relações econômicas entre sociedade civil e Estado, eram distintas, de forma que direito público, que disciplinava o Estado, e direto privado, responsável pela sociedade civil, também eram ramos estavam nitidamente separados.

Na época o que hoje conhecemos hoje como Código Civil era chamado de Constituição de Direito Privado, e como o Estado era liberal, já era de se esperar, nesses códigos a propriedade imobiliária era garantida em caráter absoluto, a igualdade, aparentemente garantida, não passava de uma formalidade, o cidadão estava protegido apenas contra o Estado e os direitos subjetivos sentiam apenas as restrições mínimas necessárias para se conviver em sociedade.

Com o tempo começa a ser percebida uma necessidade de intervenção estatal no sentido de estabelecer relações sociais mais justas, pois havia um aumento das desigualdades sociais e se via a necessidade de provisão da garantia dos direitos individuais, e foi nesse contexto que ocorreu a passagem do Estado Liberal para o Estado Social. O Estado voltado à garantia da liberdade econômica acabou levando ao aumento das diferenças sociais e agora não lhe cabia outro papel se não o de assumir a gestão de determinados serviços sociais, disciplinar certas relações sociais ligadas ao comércio e outras intervenções que antes eram parte da autonomia privada, passou a caber ao Estado a garantia ao cidadão do acesso aos serviços básicos, o Estado tinha que agora atuar em função de assegurar os direitos sociais e individuais de seus destinatários, foi uma evolução por que passou o estado.

A autora promoveu a partir de então uma análise da evolução do Direito Público, observando os fenômenos da superação da separação entre o Direito Público e o Direito Privado e da despatrimonialização, no Estado Liberal a propriedade era absoluta e no Estado Social, evoluiu, passando a ter um caráter de solidariedade e funcionalidade.

Atualmente não há mais uma divisão estrita entre direito público e direito privado, por exemplo, cada vez mais tem sido observado o Estado utilizando institutos do direito privado, há uma consequente mudança na forma com que se define o limite de cada esfera, passamos a delimitar o que é de interesse público ou privado de acordo com a prevalência de um ou outro interesse.

Logo se observaram áreas onde havia intercessão entre os interesses públicos e privados. E sendo o Estado, parte, e também o regulador, as relações sociais passaram a ter tal importância que foram levadas à luz Constitucional. Institutos fundamentais do Direito Civil como a família, a propriedade, o contrato e a atividade econômica, tiveram aqui sua importância observada e passaram a ser regulados constitucionalmente, trata-se da constitucionalização do direito civil.

Deste fenômeno o que se observa é o fenômeno inverso, a migração de valores constitucionais para o âmbito privado, isto, é o que leva a despatrimonialização do direito civil, trazendo assim ao direito civil uma interpretação constitucionalista, preocupada com a efetividade dos institutos jurídicos que vinham sendo esquecidos como a dignidade da pessoa humana, ocorre um revigoramento no direito civil do compromisso com os direitos fundamentais e da preocupação com as demandas econômicas e sociais da sociedade atual. A partir de então passa a ser impossível se estudar o Direito das coisas sem se considerar o princípio constitucional da função social da propriedade. A antiga conotação absoluta e individualista da propriedade deixa de ser válida e passa a ser necessária sua avaliação do ponto de vista social.

2 O SURGIMENTO DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE

No início do século XX surgiu o conceito jurídico inicial de função social da propriedade trazendo fundamentos jurídicos inéditos que pretendiam substituir a ultrapassada ideia do direito subjetivo de propriedade. Teorias fundamentadas na análise sociológica do Direito, nas necessidades provenientes da vida em sociedade. Nesses estudos concluiu-se que a propriedade deixou de ter caráter absoluto, pois sequer o homem tem Direitos absolutos, mas sim funções a cumprir na sociedade. O conceito de função social atinge a todos, inclusive ao Estado.

Seguindo esta linha de raciocínio afirmava-se que a propriedade deixou de ser absoluta e intangível, passando o proprietário a só estar resguardado se cultivar sua terra e resguardar sua casa da ruína, pois o fato de possuir uma riqueza não isenta o proprietário de cumprir a função social destinada à seu espaço sob pena de perder a sua posse através de legítima intervenção estatal.

Neste sentido a propriedade deixa de ser mera riqueza individual e passa a ser uma instituição jurídica que agora deve visar atender necessidades econômicas e sociais. Assim a propriedade evoluiu acompanhando a evolução das instituições jurídicas no início do século XX e passou a ter sentido social.

Este pensamento tem semelhança com a doutrina que se fundamenta no abuso de direito, porém foi original ao conceber uma função social, uma função de colaboração com a sociedade. Surgiram muitas críticas à essas teorias, afinal de contas a negação de um direito subjetivo era estranha ao ordenamento jurídico da época, mas críticas e questionamentos não impediram a positivação da função social da propriedade.

3 O PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE NO DIREITO CONSTITUCIONAL COMPARADO

Há previsão constitucional do princípio da função social da propriedade, que deverão ser mencionadas como referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com