TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA

Por:   •  26/4/2020  •  Dissertação  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA

    A história brasileira é marcada por diversos acontecimentos históricos que contribuíram para o atual cenário político e social. Desde a colonização deste país, é notória a disseminação de atitudes pouco morais que levaram a elite brasileira ao comando do Brasil. Desta forma, a população menos favorecida tende a ficar abandonada pelos seus governantes, provocando déficits em áreas como a educação, saúde e segurança, gerando diversos problemas como a questão de saneamento básico, habitação e oportunidades de uma vida digna.

    Assim sendo, em um país de proporções continentais e com tamanhas riquezas, o fato de uma grande parte da população não ter a garantia de seus direitos assegurada, é extremamente contraditório. Entretanto, isto pode ser explicado pela falta de efetividade da constituição vigente, já que esta ausência decorre do não reconhecimento da força normativa de seus textos e da falta de interesse político de lhe dar aplicabilidade direta e rápida.

    Sob esse mesmo ponto de vista, pode-se dar um volta ao passado e observar que a história desse país é marcada pelo abuso do poder e uso da força a fim de conquistar objetivos individuais. Uma vez que, desde os anos 1500 os colonizadores que aqui chegaram utilizaram de seu poder de coação para saquear as riquezas naturais aqui existentes. A partir deste ponto, foi elaborado um enredo no qual a força bruta diversas vezes se impôs sobre o direito, como exemplo, tem-se o golpe do Estado Novo de Floriano Peixoto e o golpe militar.

    Contudo, é fato que a elite brasileira perdeu um pouco de sua força com algumas mudanças pelas quais a sociedade passou, como a organização da sociedade, a liberdade de imprensa, a formação de um opinião pública mais consciente, o movimento social, e a alternância de poder. Este último possuindo enorme importância, pois, através principalmente dele, evita-se o domínio do poder pelas mãos de uma só pessoa garantindo a democracia prevista pela constituição.

NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL

    A existência de uma nova interpretação constitucional depende de uma série de modelos originais de execução do desejo da constituição. Nesse sentido, a lei é a maior premissa, os fatos são as premissas menores e a sentença diz respeito a conclusão. Portanto, as normas jurídicas não trazem em todas as situações um sentido único e válido para todas elas. Ou seja, o relato da norma é apenas um norte que indica diferentes possibilidades de interpretação.

    Todavia, apesar de incorporar novas ideias, a atual interpretação ainda carrega valores e conceitos tradicionais já enraizado na cultura. Mesmo assim, não deixa de significar um grande avanço no exercício do direito, que vem se reinventando a cada dia.

    Além disso, é interessante salientar que a crença no direito natural foi um dos trunfos ideológicos da burguesia e o combustível de revoluções liberais que modificaram a os ideais passados. A partir disso, a crença de que o direito deveria buscar a objetividade científica e não se basear em especulações filosóficas ganhou força. No entanto, ao fim da Segunda Guerra Mundial, essa ideia passou por uma nova análise, chegando-se a conclusão de que um ordenamento jurídico não deveria basear-se apenas em leis com estruturas meramente formais. Mas deveria haver sim valores éticos levados em consideração, pois cada caso possui sua própria subjetividade que deve ser analisada sob diferentes perspectivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com