TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA, RAMIFICAÇÕES E ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA JURÍDICA

Por:   •  19/11/2017  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIREITO

MARIA DA SILVA

RESENHA

HISTÓRIA, RAMIFICAÇÕES E ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA JURIDICA

Itabaiana

2017

MARIA DA SILVA

RESENHA

História, Ramificações e áreas de atuação da psicologia jurídica

Resenha apresentada ao Curso de Direito, sob orientação do prof. Marta Suzana de  Santana Lima, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Psicologia geral e jurídica.

Itabaiana

2017

LEAL, Liene Martha. Psicologia jurídica: história, ramificações e áreas de atuação. S/L, Diversa, ano I – nº 2, pp. 171-185, jul./dez.2008

Liene Martha Leal, Doutoranda em Ciências da Saúde (FMABC), mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1999) e especialista em Educação a Distância pelo SENAC/CE (2008). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicopatologia e Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos mentais, psicofarmacologia, violência, Psicologia Criminal, Psicologia Forense e a interdisciplinaridade da Psicologia com o campo jurídico.

No texto, a autora explica como foi o início da relação entre psicologia, criminalidade e justiça, e mais adiante como surgiu a psicologia criminal. O crime passa a ser visto como um problema que não é apenas “do criminoso, mas também do juiz, do advogado, do psiquiatra, psicólogo e do sociólogo” (DOURADO, 1965, p.7).

De acordo com a autora, a psicologia criminal auxilia os juristas em suas decisões, através do conhecimento sobre o comportamento humano.

Mira y Lopes (2008), enumerou nove fatores gerais responsáveis pela reação pessoal em um dado momento, classificados em herdados, adquiridos e mistos. Pontes (1997, p. 75) apresenta uma importante correlação entre baixo nível intelectual e “insight prejudicado”. O insight é a capacidade da pessoa compreender e assimilar a realidade, por isso a pessoa que está com o insight prejudicado tem dificuldade para diferenciar o certo do errado.

Segundo a autora, psicologia jurídica é a aplicação da psicologia relacionada as práticas jurídicas, nela estão contidas a psicologia forense que se inclui aos procedimentos forense, psicologia criminal que estuda as condições psíquicas do criminoso e a psicologia judiciária que é toda prática psicológica realizada a mando e a serviço da justiça.

Analisando criticamente o texto, percebe-se o quanto a psicologia vem crescendo nos estudos sobre o comportamento humano e como está se tornando fundamental para ajudar nas decisões dos tribunais, auxiliando na compreensão da conduta e da personalidade do criminoso.

Esse é um texto excelente para os que estudam a psicologia jurídica, possibilitando fazer uma análise sobre o que leva uma pessoa a cometer um crime e como estava sua mente no memento que isso aconteceu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com