TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOLOCAUSTO .

Por:   •  6/4/2016  •  Artigo  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 12

HOLOCAUSTO E OS DIREITOS HUMANOS

Arthur M. A. B. Avelino[1]

RESUMO: Artigo dedicado aos acontecimentos da época de Hitler, do nazismo e de toda a crueldade que ocorrera, enfatizando a falta de humanização cujo seres humanos que viviam naquele período eram sujeitados em manifesta afronta aos direitos humanos.

Palavras-chave: Holocausto. Direitos Humanos. Infração de Direitos. Hitler. Nazismo.[2]

1 INTRODUÇÃO

Hitler com toda sua inteligência e genialidade conseguiu ascender ao poder da Alemanha sem mesmo ser um alemão. Apenas com sua capacidade de convencimento e, talvez, de inspiração. Pregando superioridade da raça ariana e fomentando que almejava a evolução dessa espécie, sustentava que não haveria lugar para deficientes, judeus, homossexuais, negro. E de alguma forma ele conseguiu convencer a sociedade alemã, que na época possuía pensadores e intelectuais muito bem conceituados internacionalmente, como por exemplo Karl Marx, Kant, Alberto Magno e Nietzsche, que esse extermínio em massa era realmente a coisa certa a fazer.                      

Implementando assim, vários campos de concentração para o extermínio das raças ‘’inferiores’’. Um dos lugares mais cruéis da terra onde ocorria torturas, mortes em massa, infração ferrenha aos direitos humanos, todos os tipos de ideias mais obscuras e horrendas eram aplicadas no interior dos campos, e de forma totalmente fria, Hitler ainda tinha a audácia de fazer propagandas positivas e belas do lugar, ensejando que a população alemã em geral não possuía conhecimento de todos esses acontecimentos maléficos e desumanos.

Isso porque, todos os seres humanos adquirem personalidade jurídica, e, de forma indispensável, os direitos humanos se encaixa como um dos mais importantes desse âmbito jurídico, não podendo assim serem violados, nem mesmo pelo Estado. E este deixando muitas vezes de agir ou abdicando de certos atos, com vistas à priorização desses direitos fundamentais. E o triste período do Holocausto, foi o ápice dessa infração desenfreada, homens, mulheres e crianças sendo tratados como animais, de forma excepcionalmente indigna, sujeitados as piores refeições, trabalhos árduos, diminuídos a pó.

Os elementos que devem constar da introdução de um artigo científico são: a delimitação do assunto, justificativa do tema, relevância social, objetivos, referencial teórico-metodológico.

2 A ascensão de Hitler

Logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha estava totalmente fragilizada devido as fortes indenizações impostas pelo Tratado de Versalhes, a inflação que não parava de crescer, a sociedade sem empregos e o fator da violência também estava em uma ascensão desenfreada, e de certa forma, isso deixou o berço de pensadores que era o Estado Alemão ‘’cego’’ para futuros monstros que porventura poderiam subir ao poder. E se o país, dotado de tantos pensadores excepcionalmente inteligentes, caiu no convencimento de um sociopata, quem da raça humana estaria livre disso, de conseguir identificar ou interpretar um homem com problemas psíquicos em progresso, colocando em pauta problemas socioeconômicos de uma nação.

Hitler, embora um cidadão austríaco, ele assume as dores do povo Alemão, com grande frequência os nomeando de ‘’meu povo’’, como se ele realmente se importasse à toda aquela situação, mas seu verdadeiro objetivo era apenas usar esse país fragilizado para dominar o mundo. Para de alguma forma nortear o mundo inteiro com suas ideias, de acordo com seu olhar. É difícil enxergar a maldade por traz de um homem que assumia as dores do povo, que se pronunciava com discursos bem produzidos e convincentes, pregando uma Alemanha melhor, e o carisma desse homem que trazia à tona soluções mágicas.

Em meados do ano de 1919, o futuro Führer se encontrava em situações precárias, não possuindo emprego, passando dificuldades e sem nenhum status social. Hitler estava com mais ou menos seus 30 anos quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores Alemães, que foi criado durante uma reunião entre alguns grandes delegados alemães, e assim começa colocar em prática o seu objetivo de um dia ser um grande líder Alemão. Divulgava suas ideias e teses no início nas cervejarias, nos porões, praças, e posteriormente, em salões e grandes auditórios. Como no começo ele era frequentador das periferias, lugares onde o desemprego, e a falta de estímulo era maior ainda, ele acabou ganhando notoriedade, pois estava ali presenciando o real problema do povo. Presenciou o que os grandes ministros e prefeitos não estavam dispostos a ver. Suas ideias começaram a serem disseminadas mais e mais pela região da Baviera, logo, em 1921 ele assume o comando do Partido. O ainda inofensivo Hitler, perturbado e ambicioso começa a ganhar força.

Travando algumas batalhas, o partido começara a se tornar ‘’nazista’’, colocando cartazes pela cidade indicando algumas ideias e o horário das reuniões, tendo como base a elevação da Alemanha socialmente, economicamente e politicamente falando, acabar com a limitação do Tratado de Versalhes e a exclusão dos judeus dos cargos públicos. A revolução tinha que se iniciar logo, com a Marcha sobre Roma tendo sucesso e a inflação juntamente com os acontecimentos políticos subindo loucamente, ele conclui que a economia do país sofreria um colapso.

Há alguns anos atrás, Hitler era apenas um soldado que possuía caráter tímido e humilde, e agora iniciava o seu movimento revolucionário na cidade de Munique, com uma multidão de inexperientes que mais tarde, acreditando que a batalha seria de extrema facilidade, se deparam com a derrota. No dia seguinte, houve outra pequena guerra contra a polícia do estado e alguns membros do exército, concluindo assim, a fuga de muitos membros do partido, mortes de muitos deles e a prisão de Hitler por traição. Logo, durante o seu tempo de prisão, começou a escrita do seu livro de grande sucesso, o Mein Kampf, expondo todas as suas ideologias da superioridade dos arianos, exclusão dos judeus e sua capacidade de assumir o poder para fazer uma Alemanha melhor. Posteriormente, foi poupado de sepultamento pelos juízes que ficaram emocionados pelo seu patriotismo, e não se importaram com os fatos ocorridos, apenas com o patriotismo ferrenho que demonstrava o imigrante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com