TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: "O HOLOCAUSTO NÃO VAI DESAPARECER"

Artigo: RESENHA: "O HOLOCAUSTO NÃO VAI DESAPARECER". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Saul Friedländer, Historiador israelita, sofreu na própria pele as barbáries cometidas pelos nazistas durante a segunda guerra mundial, motivo pelo qual o levou a pesquisar os motivos que levaram os nazistas a cometerem tamanhas atrocidades, como o genocídio deliberado (freqüentemente em câmaras de gás) de mais de 6.000.000 de judeus.

Saul Friedländer em uma entrevista dada ao Spiegel, discute os relatos contidos em seu livro “ Nazi Germany and the Jews, the Year of Extermination” ( a Alemanha nazista e os judeus, os anos de extermínio) que foram retirados de diários e cartas das pessoas vitimadas pelo nazismo. Este tipo de trabalho leva em consideração a real situação a que foram submetidos os judeus, pois são situações descritas por quem as vivenciou. Outros autores trabalharam documentos deixados pelos nazistas, não tendo assim noção do que acontecia nos campos de concentrações como, por exemplo o estrangulamento de uma mulher que foi presenciado por uma amiga, e relatado num diário que mais tarde foi encontrado perto de um cemitério. Raul Hilberg é um destes historiadores do holocausto, que baseado apenas nesses documentos nazistas, achava que faltou resistência dos judeus que eram conduzidos sem resistência até a morte simplesmente pela falta de informação, já que estes não sabiam as reais circunstâncias em que se encontravam.

Segundo Friedländer, um dos motivos do bem sucedido extermínio imposto pelos nazistas aos judeus, era o fato destes não terem a mínima idéia do que estava acontecendo e não acreditavam também na barbárie que presenciavam. Obviamente, qualquer um tendo plena consciência do destino trágico que lhe será imposto, tentará de alguma forma se livrar de tal fato, incitando a uma levante de revolta todos os outros que compartilham da mesma sina.

Outro ponto discutido foram os motivos que levaram a realização do holocausto. Hitler criador a teoria nazista, que diz que a raça ariana é uma "raça-mestra", superior a todas as outras, e consequentemente todas as outras deveriam ser eliminadas, inclusive a que ele considerava como o “problema judeu”.

Acredita-se que a carnificina a qual os judeus foram submetidos, não estava nos planos iniciais de Hitler, mas com o desenrolar de novas manobras militares de seus inimigos, o que o levou a guerrear em duas frentes, temendo ser apunhalado pelas costas pelos judeus como ocorreu na primeira guerra mundial, começou com uma campanha de extermínio para eliminar aos poucos tudo que fosse judeu. Como conseqüência dessa barbaridade, além de homens os nazistas também matavam mulheres temendo que estas atuassem como mensageiras, e crianças para não terem que alimentar estes órfãos.

Hitler foi o único responsável pelo holocausto? Ou foi influenciado por poderosos que o circundavam? Este é outro fato de discussão, segundo Friedländer o holocausto aconteceu somente por que houve consentimento por parte de Hitler, mas este também era influenciado p/ parte da população mais bem abastada, a elite alemã que tinham como objetivo o lucro material.

Saul Friedländer salienta que o holocausto não deixou marcas apenas aos judeus, mas também nos alemães, como aconteceu em Dresden onde mais de duzentas mil pessoas morreram em poucas horas de bombardeio aliado sobre a cidade, além da culpa que é vista pelo resto do mundo como uma mancha negra que os alemães

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com