TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herança hstorica mauro beti

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha herança histórica de Mauro Betti

O artigo nos conta o caminho percorrido pela educação física através da história. Na Europa durante o século XVIII, a situação politica e social teve como característica um regime denominado de “despotismo esclarecido” que teve a influencia das ideias iluministas.

A Revolução Francesa marcou as ultimas décadas do século, derrubando o absolutismo e implantando a republica, dando poder ao povo e espalhando ondas liberais e revolucionarias por toda a Europa. Assim, neste período de guerras e revoluções, Mauro Betti diz que a educação física assentou sua base.

O século XVIII foi conhecido como século pedagógico, pois a educação se torna a maior preocupação dos reis, políticos e pensadores. Então, foi neste período que aparecem dois grandes nomes da pedagogia: Johan Heinrich Pestalozzi e Jean Jacques Rousseau, é o que conclui Luzuriaga (1979).

Segundo Luzuriaga, neste século podemos observar os seguintes movimentos educacionais, o desenvolvimento da educação estatal, o inicio da educação nacional, o principio da educação universal, sendo ela grátis e obrigatória, além de substituir o ensino da religião pela instituição cívica e moral, o que gerou uma conversão da educação física estatal para uma educação física nacional, na qual o cidadão participava diretamente.

A elaboração e institucionalização dos chamados sistemas ginásticos europeus pode ser confundida com a própria historia do nacionalismo europeu e do militarismo, que sempre esteve presentes durante os séculos XVII e XIX.

Influenciado pelas ideias de Rousseau, Johan Bernhard Basedow funda a escola philanthropinum. Nela surge o movimento ginastico alemão, onde era dada muita importância à educação física e a saúde, e se inicia o programa de educação física semelhante às corridas, arremessos, saltos e lutas praticados na Grécia antiga.

Ao estudar o processo histórico do surgimento da educação física na Alemanha, Roberts, conclui que esse processo se desenvolveu em duas formas: um sistema regular de ensino da educação física e um sistema extracurricular.

Betti diz que graças aos sistemas ginásticos do século XIX que até hoje são presente nas aulas de educação física, com uma postura pedagógica autoritária, vinda das praticas militares.

Luzuriaga diz que a demora da Inglaterra para estabelecer uma população publica nacional de qualidade, porque considerava a educação como responsabilidade da sociedade civil e não do estado.Na Inglaterra o esporte era uma pratica aristocrática até quase o fim do século XVIII.

A fim de universalizar a instituição esportiva, o movimento olímpico internacional ressurge com os jogos olímpicos modernos através do comitê olímpico internacional (COI) em 1896.

O sistema de educação inglês ao dar ênfase maior ao esporte se torna um dos responsáveis pela grande ascensão do Império Britânico, e, vê através do esporte inglês o ressurgimento da educação corporal da Grécia antiga, o que conclui o relato de Mauro Betti.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com