TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Mauro Eniac

Ensaios: Portfolio Mauro Eniac. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  1.391 Visualizações

Página 1 de 9

Diante do exposto, focando nosso aprendizado no estudo de caso da Fanta, você deve buscar (pesquisar)conhecimentos que respondam às seguintes questões:

a. Quais sabores de Fanta foram encontrados através de sua pesquisa na internet?

Atualmente existem oficialmente 95 sabores diferentes do produto no mundo inteiro (170 países), entre normais e versões mix (mistura entre dois ou mais sabores), sabores exóticos e inusitados que variam dos sabores doces aos amargos, variando muito de acordo com o país, sua cultura e hábitos.

O sabor mais popular do produto é o original de laranja (conhecido como Fanta Funky Orange nos países nórdicos e Bélgica), seguido pelo de uva. Existem ainda os sabores de maracujá, morango, maçã, limão, abacaxi, grapefruit, melão (comum no Japão e Israel), pêssego, pomelo (Argentina e Bélgica), lichia (Camboja), melancia (muito popular na Austrália), frutas vermelhas (comercializada na França) e maçã verde (muito popular na China).

Entre os mais exóticos, que variam dos sabores doces aos amargos, estão: Fanta Shokata (extremamente popular na Bósnia, Sérvia, Macedônia, Croácia, Albânia, é baseado em um coquetel, bastante tradicional nestes países, que utiliza flor em sua composição), Fanta Lactic (sabor leite, muito apreciado em Hong Kong), Fanta Latina (uma mistura de laranja, limão e maracujá), framboesa azul (Austrália), Fanta Tutti-Frutti (Caribe), Fanta Fruit Punch (sabor ponche de frutas, popular na Indonésia), laranja e chocolate (Austrália) ou misturas como banana e leite (Japão), morango e leite condensado (Japão), uva branca e leite (Taiwan) e maçã e chá verde (Grécia).

A versão mais conhecida no país é a FANTA sabor laranja. Outra versão do refrigerante que se tornou extremamente popular foi a FANTA sabor uva, em 1978, foi lançada a FANTA sabor limão, que permaneceu no mercado até 1984, quando Sprite foi introduzida em sua substituição. O mesmo aconteceu com Fanta Guaraná, que seria substituída pelo Guaraná Taí no início dos anos de 1980. A versão de baixa caloria do refrigerante sabor laranja chegou ao Brasil somente em 1990. A partir do novo milênio, a marca lançou no mercado brasileiro inúmeros sabores como edições limitadas ou que foram descontinuados: Maçã (lançada em 2002), Citrus (2002), Fanta Morango (2003) e Fanta Mix (2004), uma mistura de laranja e tangerina, desenvolvida pela filial brasileira. Mais recentemente a linha contou também com as edições limitadas Fanta Discovery (laranja vermelha, da China) e Fanta Mundo China, uma mistura de laranja com melão.

b. Por que os outros sabores não são oferecidos no Brasil?

Os outros sabores de Fanta que são comercializados em outros países não são oferecidos no brasil, devido a cultura dos brasileiros que estão acostumados com os sabores convencionais A permanência de um produto no mercado depende diretamente da receptividade do público, e quando não acontece, o mesmo acaba sendo descontinuado da linha de produção, O Brasil é um dos poucos mercados em que a marca não possui tanta diversidade, sendo que, tentativas já foram realizadas na inclusão de novos sabores. A marca tem como principal característica a variação de sua linha, que se modifica de acordo com a cultura e os hábitos de cada um dos países em que atua. O brasileiro já estava muito acostumado a tomar Fanta Laranja ou Uva e esses novos sabores pareciam uma invasão. Os sabores eram bons, mas desagradavam no visual.

Síntese

As empresas estão constantemente em evolução, impulsionadas por fatores tecnológicos e mercadológicos. Essa mudança contínua gera uma diversificação de produtos e serviços. Dessa forma, os gestores empresariais precisam constantemente identificar formas e alternativas para se manterem no mercado cada vez mais competitivo. Por isso, é necessária a compreensão, por parte da empresa, dos efeitos do marketing nos negócios.

As pessoas que desejarem trabalhar no mundo dos negócios precisam estar dispostas a mudar e, principalmente, a entender a importância do planejamento pessoal. Questões para revisão.

1. Qual é o tempo estimado para o planejamento empresarial moderno?

a. Curto prazo (até 1 ano) / médio prazo (de 1 a 3 anos) / longo prazo (acima de 3 anos).

b. Curto prazo (até 3 anos) / médio prazo (de 3 a 10 anos) / longo prazo (acima de 10 anos).

c. Curto prazo (até 1 ano) / médio prazo (de 1 a 10 anos) / longo prazo (acima de 10 anos).

d. Curto prazo (até 5 anos) / médio prazo (de 5 a 15 anos) / longo prazo (acima de 15 anos).

e. Curto prazo (até 4 anos) / médio prazo (de 4 a 12 anos) / longo prazo (acima de 12 anos).

Resposta: O tempo estimado para p planejamento moderno é: Curto prazo (até 3 ano), de médio prazo (3 a 10 anos) e longo prazo (acima de10 anos)

2. O domínio do controle financeiro pessoal permite:

a. programar os empréstimos que a empresa liberará aos funcionários bem qualificados e organizados.

b. a diminuição do estresse do dia a dia para a execução das tarefas.

c. o aumento de problemas gerados pela evidência dos números financeiros.

d. a interdependência na relação interpessoal nas organizações.

e. que nada seja afetado no dia a dia das empresas, pois com ou sem controle financeiro as pessoas não sofrem alteração de comportamento.

Resposta. B- A diminuição do estresse do dia a dia para a execução das tarefas.

3. Por que a atividade empreendedora traz um retorno maior que uma simples aplicação em poupança?

a. Porque a poupança é um investimento arriscado.

b. Porque o retorno é proporcional ao risco.

c. Porque o retorno é maior em qualquer empreendimento.

d. Porque os bancos estão com problemas de capital de giro.

e. Porque a poupança é administrada pelo governo.

Resposta: E- Porque a poupança é administrada pelo governo.

4. Qual a importância da diversificação dos produtos e serviços?

Diversificar produtos e serviços é de extrema importância no mercado empresarial, pois diversificar nada mais é do que um diferencial competitivo.

Cada dia que passa a disputa pelos cliente está cada vez mais acirrada devido a uma maior exigência dos clientes/ consumidores, por conta disso as empresas devem buscar formas de agregar valor ao seu produto ou serviço, desta forma, será possível criar um diferencial no mercado, as empresas devem convencer o cliente a adquirir o seu produto e não o do concorrente.

Junto com os objetivos gerais de crescimento, as empresas utilizam essa diversificação para encontrar fontes de receitas adicionais e para desafiar a concorrência. Dividir os riscos de seus negócios em vários segmentos de mercados reduz o potencial de fracasso no caso de um mercado se esgotar ou ficar pouco produtivo ao longo do tempo. Mudar-se para um mercado já ocupado por um bom concorrente muitas vezes faz sentido, porque o mercado está familiarizado com a oferta e você só precisa fazer propaganda de seus melhores preços. Novos produtos também oferecem fontes adicionais de receita e dividem os riscos.

Quando se pensa em agregação de valores para fidelizar clientes é natural pensar em customização de produtos. Fidelizar os clientes através do relacionamento, qualidade das vendas realizadas, entregas pontuais e atendendo todos os requisitos dos clientes também são serviços importantes a serem oferecidos, e estes com custos mais baixos, agrada os consumidores que passarão a ver a marca com outros olhos.

O cliente de hoje é mais exigente, não apenas quanto a qualidade do produto, mas sobretudo quanto a qualidade dos serviços. A prestação de serviço tornou-se um dos mais importantes fatores da competitividade no mundo dos negócios da atualidade. É pelos diferenciais oferecidos em serviços que muitas empresas conseguem destacar-se diante da concorrência e atingem o sucesso empresarial, mantendo-se saudáveis e lucrativas no longo prazo.

5. Em que sentido o domínio do controle financeiro pessoal ajuda os funcionários de uma organização?

O domínio do controle financeiro pessoal ajuda o funcionário pois com esse conhecimento ele fica mais familiarizado com a gestão financeira de uma organização, e assim podendo contribuir mais para a formação das decisões estratégicas da organização.

Os valores das pessoas conduzem à formação da cultura da organização. Essa é a raiz das decisões estratégicas de uma organização.

Os controles financeiros são os instrumentos que permitem ao administrador planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa em determinado período, e o funcionário tendo conhecimento sobre essas informações pode ser designado para trabalhar na área administrativa, com uma grande chance de conquistar um cargo de gestão, tendo pouquíssimas chances de não dar certo nesse departamento, as decisões tomadas no cotidiano são inúmeras, os processos de decisão nem sempre são simples, objetivos e eficientes como deveriam ser, pois se a intuição está de um lado; a análise racional está do outro, isso mostra uma forte relação entre as dificuldades financeiras enfrentadas por uma empresa e o nível de educação financeira dos seus gestores. Ter o domínio dos controles financeiros ajudara o funcionário a não cometer erros cruciais que geralmente acontecem por falta de conhecimento e habilidade dos profissionais.

6. Como visualizar e desenvolver novos produtos/serviços para o mercado futuro?

É de fundamental importância entender as forças de mercado que dão origem às formas diferentes de formação e transmissão de preços de produtos/ serviços. Para isto, é necessário conhecer o mercado, suas inter-relações contratuais, os determinantes da oferta e da demanda dos produtos e de seus substitutos e os demais elementos da estrutura do mercado que influenciam o comportamento dos preços. Estes conhecimentos compreendem o que se denominam fundamentos do mercado os quais, juntamente com o acompanhamento dos preços dos mercados futuros, fornecem as ferramentas básicas para entender as mudanças de preços e assim, poder operar nos mercados.

A inovação é fundamental, pois através dela as organizações tornam-se capazes de gerar riqueza contínua e, assim manterem-se ou tornarem-se competitivas nos seus mercados. Contudo, na maioria dos casos, as empresas usam os concorrentes como base de referência para as suas próprias iniciativas de inovação. Com isso, as estratégias competitivas tendem a ser muito parecidas dentro de um mesmo mercado e apenas a empresa que se afasta do grupo competitivo de empresas, consegue cumprir seu papel de aumento de competitividade e consequente geração de riqueza. A empresa deve cultivar um plano de desenvolvimento de novos projetos, produtos e tecnologias, que atendam às demandas futuras do mercado e deve expressar quais suas perspectivas para o futuro. É importante que o empreendedor perceba que todo produto tem um ciclo de vida e que, para manter-se na vanguarda, precisa continuamente estar pesquisando e desenvolvendo novos projetos. Não é efetivo centrar-se apenas no projeto/produto atual.

7. Como equilibrar as questões financeiras?

O importante a fazer é planejar os gastos da empresa, ter controle financeiro, para que aconteça um equilíbrio, a conta bancária deve ser apenas da empresa.

Para equilibrar as questões financeiras é necessário planejar o destino dos lucros, criar planos de ação para as tomadas de decisões em relação aos custos, evitar gastos em excesso, evitar o desperdício de materiais, a empresa deve se planejar financeiramente para eventuais problemas com os pagamentos, para que assim consiga se livrar dos juros por atrasos, negociar as dividas existentes, a empresa deve organizar suas finanças e priorizar as despesas,

O departamento de compras, deve estar inteiramente ligado com o departamento financeiro, um não pode se perder do outro, é interação total, sempre antes de comprar é necessário analisar o contas à pagar como anda seus prazos para pagamento, para assim não ultrapassar seus limites e depois se ver obrigado a recorrer empréstimos desnecessários devido a uma 'falta de comunicação'.

CONCLUSÃO / PARECER

Uma empresa se torna competitiva quando diferencia seus preços ou apresenta significativas melhorias nos seus produtos e serviços em torno de determinado público-alvo. O relacionamento construído pela empresa junto aos clientes através de uma gradativa conquista, demonstra que existem vários fatores que determinam a estabilidade financeira da empresa, tendo-se sempre em mente que a fidelidade é prioritária.

O cliente precisa ser conquistado, e quando a empresa constrói esse relacionamento visando também o lado emocional, a fidelidade torna-se efetiva. As empresas devem agregar valores a todos os aspectos de sua experiência com o cliente, o preço deixa de ser a principal consideração, tornando-se mais um item de uma proposta de valor muito mais abrangente, o que faz com que a concorrência tenha mais dificuldade de atingir esse cliente, que se torna mais tolerante e que passa a manter um relacionamento contínuo com a empresa.

As empresas precisam proporcionar ao consumidor razões concretas para escolher a sua marca em detrimento das outras. Tudo isso com a vantagem de se poder monitorar o resultado financeiro de todo o esforço feito.

O planejamento permite que você faça uma pesquisa extensiva e avalie cada risco associado ao plano antes mesmo de executá-lo. Alguns empresários simplesmente fazem o que acham mais aprazível em um determinado momento sem um plano de ação, mas as consequências de agir antes de pensar podem levar à perda de lucros ou ao fracasso total se a decisão manchar a credibilidade da empresa.

Bibliografia:

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/06/fanta-fun-with-fanta.html

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/utilize-as-ferramentas/controles-financeiros

...

Baixar como  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »