TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História das ideias politicas

Por:   •  12/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

11 a 15 agosto

Afinal, o que é política? Posso compreender que ela possui apenas um conceito? Por quê?

Inicialmente, pode-se dizer que política refere-se ao poder político. É a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesse. Porém, existem várias facetas para se definir política. A mais abrangente é a relacionada com aquilo que diz respeito ao espaço público.

Quando pensamos em política chegamos a vários conceitos ao mesmo tempo, por isso tentamos escolher o melhor quando vamos votar. Um dos conceitos que temos é de que político é o ser que se preocupa com o bem coletivo, ou o do comunismo onde o valor da igualdade deve se sobrepor, mas também pensamos na política como corrupção, como uma forma de conseguir poder através da política.

18 a 22 agosto

Se a dinâmica social depende da política, como garantir que ela seja preocupação de todos os cidadãos?

No que se refere à dinâmica social: destaca-se ainda a mobilidade social que implica o movimento significativo na posição econômica, social e política de um individuo ou grupo social. Em outras palavras, trata-se da mudança de indivíduos ou grupos de uma posição social para a outra. A mobilidade social é um fenômeno das modernas sociedades capitalistas. Em sociedades mais tradicionais, ela ocorre muito pouco ou quase nunca. Para debater a dinâmica das sociedades é importante também compreender as migrações e os movimentos sociais.

Migrações: significa deslocamentos de grupos de indivíduos de um país para outro e também dentro do próprio país.

Movimentos sociais: devem ser entendidos como coletividades de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir à mudança na sociedade ou grupo de que é parte.

Sendo a dinâmica social o modo como a sociedade caminha pelas suas etapas de desenvolvimento, visando sempre o progresso, torna-se assim, uma preocupação de todos, pois nenhum cidadão deseja o regresso da sociedade, seja de qual forma for, política, social ou economicamente.

25 a 29 agosto

Faça uma comparação da política de Platão, Aristóteles e Agostinho, apontando as principais semelhanças e diferenças.

Semelhanças: Eles discutiam sobre a democracia, as leis, o Estado e as formas de governo.

Diferenças:

Platão: A justiça é dar a cada um o que lhe é devido, buscando, visando o equilíbrio entre os indivíduos.

Na visão platônica o sujeito equilibrado era o sábio, aquele que consegue coordenar suas necessidades visando o conhecimento.

O indivíduo que consegue alcançar o equilíbrio é aquele que orienta sua vida para uma vida virtuosa. Portanto esse é o justo, este é o sábio, este é o bom e o verdadeiro. Com isso ele merece o respeito, reconhecimento e todos os benefícios da sociedade, pois seria o sábio que traria o Equilíbrio na sociedade

Platão acreditava que para o governo dar certo teria que ser governado por filósofos, pois a verdadeira sabedoria política era a filosofia.

Aristóteles achava que ser filósofo não era a garantia de um bom governo pois apenas saber o que é bom não o torna bom (eu posso saber o que é justiça e não ser justo, ou saber que é ética e ser antiético, saber o que é moral e ser imoral). O importante não é ser filósofo e sim fazer o que é melhor para o estado, e o melhor é quando o governo busca o interesse da maioria para o bem comum.

Para Platão existem duas formas de governo a pura e a impura.

Formas puras: Monarquia, aristocracia e a democracia.

Formas impuras: tirania, oligarquia, demagogia.

Monarquia é o governo de um só onde o governante se preocupa com o bem geral. Quanto a monarquia se corrompe, acontece a tirania que é quando o governante só pensa em si mesmo.

Aristocracia é o governo de varias pessoas, visando o bem geral. Quando aristocracia se corrompe, ela vira a oligarquia.

A democracia é o governo do povo. Quando a democracia se corrompe, ela vira a demagogia.

Agostinho defendia que para qualquer governo funcionar e se restabelecer era preciso 4 pontos fundamentais.

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com