TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE: UMA CONCEPÇÃO EMERGENTE NO ENSINO SUPERIOR DO DIREITO (RESENHA)

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 5

UNAMA- UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

CURSO DE DIREITO

FORMAÇÃO CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR

PROFESSOR: JORGE LUIZ

ALUNAS: BEATRIZ CARDOSO GORDO

PAULA GABRIELLE F. BENJAMIN

TURMA 5NM2

RESENHA CRÍTICA








“INTERDISCIPLINARIDADE: UMA CONCEPÇÃO EMERGENTE NO ENSINO SUPERIOR DO DIREITO”





BELÉM-PARÁ
13 DE ABRIL DE 2015

O texto “interdisciplinaridade: uma concepção emergente no ensino superior do direito” foi escrito pelos autores: Everkley Magno Freire Tavares, graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no ano de 2002, ex-bolsista do PET (CAPES - Sesu-MEC) e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA – UERN, de 2004. Atua principalmente nos campos da sociologia e da ciência política. Atualmente é professor da Universidade Potiguar - UnP. E também tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia política e do direito. 

E Gilvanete Correa Bezerra, que possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1975), graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, currículo, consciência ecológica, direito, interdisciplinaridade, ensino-aprendizado e alfabetização.

O objetivo dos autores nesse texto é mostrar a necessidade de reavaliar a formação científica e pragmática do Ensino Superior, principalmente, das Ciências Jurídicas, através da interdisciplinar, possibilitando a melhor capacitação dos graduados e graduandos no curso de Direito.

Inicia-se a obra com a afirmativa de que a sociedade dos tempos hodiernos é uma “incógnita”. Isto é, havia-se criado uma ilusão sobre a sociedade, trazida pelo iluminismo, que gerava um controle sobre a ordem moderna. Entretanto, os conceitos e certezas cientificas do mundo natural e social sofreram rápidas mudanças, fazendo com que a sociedade se torna-se pluralista e dinâmica.  

Com o passar do tempo, o saber foi fragmentado em várias disciplinas, as quais se tornaram fechadas e se consideram autossuficientes, acreditando em uma verdade objetiva e sistematizada, impondo limites entre a realidade e a teoria. Isso acarretou na dificuldade da produção do conhecimento. Sendo assim, os autores Everkley Tavares e Gilvanete Bezerra fazem uma crítica a atual cultura educacional, mostrando que a interdisciplinaridade é uma cooperação entres os campos do conhecimento.

Em seguida, os autores, mostram a crise de percepção, cujo a sensibilidade jurídica é fragmentada, se tornando um dos mais difíceis desafios educacionais. Porém, o Direito é um instrumento que possibilita a vida em sociedade, fazendo com que ele seja influenciado e regulamente os fatos sociais. Sendo assim, o ideal seria uma relação entre “as partes e o todo”, que se possa abranger todas as especificidades da sociedade, sendo que esta integração de disciplinas seja fundamental para conclusões mais consistentes, articuladas e organizadas, que se embasam no princípio da unidade e diversidade humana.

Em terceiro plano os autores mostram o que é fundamental para a aplicação da interdisciplinaridade no ensino. A qual se daria com a presença do professor e a participação dos alunos, para que ambos se complementem e busquem dialogar entre si, criando assim uma maior possibilidade de consolidar a intersubjetividade, que o pensamento de um determinado individuo completando o do outro.

A interdisciplinaridade se caracteriza pelos intensos diálogos entre as diversas disciplinas e áreas da mesma ciência, pois a pratica não exigira um conhecimento especifico, mas sim uma amplitude de conhecimento.

O último ponto abordado pelos autores, “experimentando a interdisciplinaridade”, mostra que nos projetos exige-se uma constante fusão e conformidade nos ensinos, para que haja um alcance das finalidades propostas. Para isso, é fundamental o amparo das instituições de ensino em qualquer projeto interdisciplinar, tornando este mecanismo dinâmico, desenvolvendo assim, uma formação global, de qualidade e crítica.

Se tratando do curso de Direito, no texto é dito, que faz-se necessário a formação ampla, já que é exigida pelo profissional da área, possibilitando uma percepção sistêmica da sensibilidade jurídica, capacitando a “percepção crítica, de argumentação, de pesquisa e de transposição do conhecimento para o caso concreto”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (298.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com