TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - O perfil do Docente do Ensino Superior

Por:   •  3/8/2018  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

Em PERFIL DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR, o autor trata das discussões acerca do perfil do docente do ensino superior com algumas considerações incitadas por Caporalini e Carvalho.

 Segundo os autores citados o professor não está em sala de aula apenas para reproduzir conteúdos programados, mas para encaminhar o aluno a buscando diferenciados meios para aplicar matéria a ser estudada. Anteriormente somente se fazia necessário dominar técnicas de comunicação e o conteúdo da matéria lecionada. Não se entendia a necessidade da participação de Pedagogos no processo de ensino universitário. Ao professor cabia transmitir a matéria de forma científica e solucionar possíveis dúvidas, não existindo a preocupação de preparar os professores com recursos pedagógicos.

Nesse contexto, a formação pedagógica do professor é imprescindível e acaba por situar o profissional ao espaço de atuação profissional. Para que o aprendizado seja mais proveitoso, o docente deve se ater a dominar habilidades e ter competências necessárias ao curso que irá lecionar, além de aprimorar sua visão de mundo, de cidadão, e de educador. O professor deve assim abandonar o lugar de ditador da classe e adotar uma postura mais compreensiva, se preocupando em identificar as necessidades do aluno, e fazer uso de sua bagagem de conhecimento, construindo então pensamentos e opiniões.

A meu ver, o profissional de docência superior deve combinar seus conhecimentos com as expectativas dos alunos. Ele deve, portanto, deixar claro os objetivos de ensino que espera, selecionar conteúdos pertinentes ao curso, usar metodologias adequadas à realidade de seu alunado, dialogar sobre temas transversais, e fazer uso de um processo avaliativo que englobe toda a turma.

Não é necessário apenas o domínio do conhecimento técnico, mas também a capacidade de levar o aluno a um pensamento crítico acerca das questões sociais, políticas, éticas, ou seja, no pensamento como um cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com