TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Leitura para o Letramento no Ensino Superior RESENHA DO CAPÍTULO 4

Por:   •  25/7/2015  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 3

Práticas de Leitura para o Letramento no Ensino Superior

RESENHA CAPÍTULO 4 – Gêneros Jornalísticos: A notícia

Este capítulo vem nos mostrar o que é o gênero jornalístico, suas características e apresenta os critérios de definição e classificação dos gêneros jornalísticos, enfocando especificamente a notícia.

Os autores nos apresentam a existência de princípios linguísticos organizadores dos textos jornalísticos, conferindo-lhes suas especificidades quando relacionados ou comparados aos textos não jornalísticos, diferenciando-os entre si.

É possível afirmar que a notícia é o texto jornalístico por excelência e que a função fundamental do jornalismo é levar informações a quem delas necessita. Seguindo esse raciocínio, fica mais evidente ainda que a notícia é a chave principal desse processo.

O jornalista observa o mundo através da chamada “janela jornalística” e nessa perspectiva olha para alguns fatos e ignora outros atribuindo maior relevância àqueles que melhor contemplam o seu leitor alvo.

Quanto ao seu conteúdo, a notícia se caracteriza pelo fato de levar aos leitores o conhecimento dos fatos e ocorrências, tanto as atuais como também as mais remotas, sendo assim a notícia não faz menção somente às novidades, pois podemos ter notícias em acontecimentos não tão recentes, mas que podem ter uma íntima relação com uma ocorrência atual definindo uma relação de conseqüência entre fatos, por exemplo.

A função sociocomunicativa da notícia visa estabelecer a comunicação não só entre os membros da comunidade jornalística, como também entre estes e os leitores, os quais configuram o público alvo da notícia.

Além de ser definida por conteúdo específico, a notícia também se caracteriza pela sua organização textual específica, pela qual nos é possível identificá-la e distingui-la de outros textos, jornalísticos ou não. Essa organização textual atribui uma regularidade de forma e conteúdo à notícia.

As expectativas do leitor condicionam o que e como a notícia será informada pelo jornal. É fundamental o entendimento de que existem diferentes grupos de leitores, havendo uma necessidade de definir o perfil desse leitor que desejamos atingir.

É com base nessa seleção que as empresas jornalísticas se orientam para eleger os conteúdos e a forma de abordagem dos mais diferentes assuntos, adequando-os aos focos de interesses e níveis de entendimento deste ou daquele grupo de leitores.

Pelo olhar do jornalista, ou seja, da chamada “janela jornalística”, alguns fatos podem virar notícia e outros não, alguns podem ganhar maior atenção em um jornal ou serem tratados com insignificância por outros.

No entanto, o mais importante é perceber que a construção dos acontecimentos pelo jornal se dá em razão de seus interesses comerciais e ideológicos e a notícia depende da perspectiva e interesses do jornal e do público leitor que ele pretende alcançar.

Um mesmo tema sendo tratado por jornais diferentes acaba por assumir caráter lingüístico específico em diferentes contextos. A forma, a maneira pela qual se aborda um fato pode induzir o leitor a uma determinada compreensão ou julgamento, ainda que isso dependa do conhecimento de mundo e da bagagem de experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com