TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO: POR QUE ESTUDAR SOCIOLOGIA?

Por:   •  8/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmico (a) – Bruna Mariane da Silveira

Código – 547064

INTRODUÇÃO: POR QUE ESTUDAR SOCIOLOGIA?

Rafael José dos Santos, em seu artigo, Introdução: por quê estudar Sociologia aborda argumentos que justificam a importância da Sociologia.

Inicialmente o autor apresenta um parâmetro entre as disciplinas apresentadas em determinado curso de graduação, refere que, o curso conta com matérias especificas, ou seja, aquelas que vão direto ao assunto, isto é, falam coisas que serão utilizadas diretamente no exercício da profissão. Diferente de outras que, chegam até parecer que não tem nada a ver com a aplicação prática na área da atuação profissional, o que gera muitas vezes a resistência dos estudantes. Estas disciplinas são usualmente chamadas de “gerais” e este é o caso da sociologia.

Conforme o autor, estas disciplinas denominadas “gerais” não são menos importantes, tendo em vista que dizem respeito às contribuições que esta ou aquelas disciplina podem dar às áreas “especificas”. No mesmo sentido, a formação universitária não visa apenas preparar o estudante para o exercício de uma atividade prática, Rafael refere que, “estar na universidade significa também ampliar os horizontes intelectuais, exercitar o pensamento, treinar nossa capacidade de pensar e fazer tudo o que é especifico dentro de um contexto muito mais amplo e este são um dos papéis das disciplinas gerais”.

 No campo das ciências sociais a sociologia é bem mais que uma disciplina ofertada na universidade, ela é uma ciência.

Conforme o autor todas as ciências se enquadram em grupos maiores. No Brasil de acordo com o CNPq, a sociologia a antropologia e a ciência política enquadram-se no grupo das ciências humanas.

O autor menciona que, um dos principais problemas  e método é aquele que leva  o cientista  a não confundir  a opinião sobre algo com a explicação ou a interpretação cientifica.

Assim o autor exemplifica, diferentes pessoas possuem diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto ou fato, e, portanto, não existirá o certo  ou errado, e sim pontos de vista diferentes, e, estas diferenças são originárias da cultura e das vivencias de cada individuo, ou sociedade, tendo em vista que a opinião será restrita ao cotidiano de cada pessoa.

Assim de acordo com Rafael, o que a sociologia nos oferece é um vôo de helicóptero sobre a sociedade, para que possamos olhar para ela de uma nova maneira momentaneamente livres do cotidiano, dessa maneira, observando os dois lados, duas perspectivas o resultado será diferente da opinião do “senso comum”, daquela opinião já formada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com