TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias centrais do livro cultura um conceio antropologico

Por:   •  21/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

Anotações e trechos do livro Cultura e Natureza para formular as 15 perguntas. *

Primeira parte: Da natureza da cultura ou da Natureza à cultura. / Determinismo Biológico

  1. Um dilema que permanece como o tema central de numerosas polêmicas, apesar de Confúcio ter, quatro séculos antes de Cristo, enunciado que "A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados".
  2. Montaigne (1533-1572) procurou não se espantar em demasia com os costumes dos Tupinambás, de quem teve notícias e chegou mesmo a ter contato com três deles e m Ruão, afirmando não ver nada de bárbaro ou selvagem no que diziam a respeito deles, porque na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.
  3. Segundo Felix Keesing, "não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qual quer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início e m situação conveniente de aprendizado".
  4. Os fatores que tiveram tini papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, de fato, uma das características específicas do Homo sapiens.

Segundo tópico: O determinismo geográfico.

  1. O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural
  2. É possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
  3. Não é possível admitir a ideia do determinismo geográfico, ou seja, a admissão da "ação mecânica das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva".
  4. As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu  aparato biológico ou pelo seu meio ambiente.

Antecedentes históricos do conceito de cultura

  1. No povo germânico o termo Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade. Enquanto na França, o termo Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Porém, ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês Culture, que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Com esta definição Tylor abrangiam em uma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição à ideia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com