TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVENIDA BRASIL: MOVENDO O RIO E AS OLIMPÍADAS

Por:   •  3/4/2016  •  Artigo  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Augusto Motta

Curso de Engenharia Civil

projeto integrador II

AVENIDA BRASIL: MOVENDO O RIO E AS OLIMPÍADAS

por

Afonso Celso Correa de Oliveira Filho – 13100935

Bianca de Souza Guidone – 13100723

Bruno Ferreira Santos Souza Holz – 13102183

Fellipe Santos Pinheiro – 13103001

Rafael Godinho Coelho do Nascimento – 13104234

Renan da Silva Ferreira Junior – 13101968

Sérgio Cordeiro Costa – 13103666

Rio de Janeiro

2º semestre/2015 

RESUMO

A Avenida Brasil vem por anos ligando muitos bairros ao centro do Rio de janeiro, com o passar do tempo o fluxo dessa via foi aumentado devido ao crescimento da população no município. Com o advento das olímpiadas foi visto pelos organizadores do evento que existe a necessidade de melhora no trânsito, após estudos da SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos) foi decidido implantar o BRT Transbrasil, sendo esta uma boa forma de alcançar tal proposta. Neste estudo veremos as melhorias que a Transbrasil trará a Avenida Brasil e assim ajustar a logística da mobilidade urbana para a cidade do Rio de Janeiro.

Palavras-chave

Avenida Brasil. Transbrasil. BRT. Olimpíadas. Mobilidade.

Abstract

The Avenue Brazil has for years linking many neighborhoods in the center of Rio de Janeiro , over that route the flow of time was increased due to population growth in the county. With the advent of the Olympics it was seen by the organizers of the event that there is a need of improvement in traffic after studies SMTU ( Municipal Superintendence of Urban Transport ) has decided to implement the BRT Transbrasil , which is a good way to achieve this proposal. In this study we will see the improvements that will bring Transbrasil Avenida Brazil and so adjust the logistics of urban mobility for the city of Rio de Janeiro .

Keywords

Brazil Avenue. Transbrasil . BRT. Olympics. Mobility.

[pic 1]

1 INTRODUÇÃO 

Inaugurada em 1946 a Avenida Brasil foi construída para facilitar a mobilidade do estado do Rio de Janeiro, lembrando que o mesmo foi capital federal até o ano de 1960, supriu a necessidade de uma via para ligar bairros mais distantes ao centro do rio com maior facilidade.

A Avenida Brasil corta o estado do Rio em 56 bairros através dos seus 58,5 quilômetros de extensão terminados no bairro de Santa Cruz. Milhares de pessoas usam esse meio de se chegar ao centro do Rio desde a sua inauguração até os dias de hoje, porém com o aumento populacional os engarrafamentos se tornam cada dia mais constantes, com isso para poder se preparar para um grande evento como as olímpiadas, o governo decidiu melhorar a mobilidade nessas vias tão importante para todo o estado.

A solução encontrada foi construir um corredor BRT na via, movendo as pessoas em um transporte mais rápido. Abordaremos aqui o quão essa solução será boa para todos os usuários da maior avenida do estado do Rio de Janeiro.

2 METODOLOGIA

        

A história do BRT no Brasil iniciou-se no município de Curitiba no Paraná, em operação desde o ano de 1974. Logo que foi implantado e visto que com algumas melhorias havia sido um sucesso o sistema inspirou muitos outros projetos semelhantes em todo o Brasil e no mundo, como em Bogotá, Colômbia.  No mundo é estimado que o sistema de BRT seja utilizado por  um número de 27 milhões de passageiros diariamente, sendo que deste total 17 milhões sejam latino americanos, região onde existe a maioria dos sistemas.

Um dos projetos mais importantes de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro será o BRT Transbrasil, o sistema que chega a Zona Oeste no através de um terminal em Deodoro fará a ligação ao centro do Rio, mais precisamente ao Aeroporto Santos Dumont, por umas das artérias mais importantes do trânsito carioca, a Avenida Brasil.  Com a implantação do corredor estima-se que a velocidade média dos ônibus em operação aumentem dos atuais 23Km/h para 36Km/h.

Serão 32 km de via com previsão de 4 terminais de integração e 28 estações. A estimativa é que o sistema tenha capacidade para atender 900 mil usuários por dia. A frota operacional irá contar com 450 veículos articulados e bi articulados para atender até 110 mil passageiros em horário de pico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com