TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informar ou não informar?

Por:   •  15/9/2017  •  Dissertação  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Mediação, Negociação e Arbitragem.
Professor: André Soares
Aluna: Jorgeana Cunha
6° semestre-noite

RESUMO DO ARTIGO INFORMAR OU NÃO-INFORMAR? A LEI E O CONTRATO COMO FONTES DO DEVER DE CONFIDENCIALIDADE.

Este artigo trata de dois princípios constitucionais, o acesso informação e o direito do sigilo, ou seja, a confidencialidade em alguns parâmetros. Fazendo uma análise mediata, vale ressaltar que direcionaremos esses pensamentos para o âmbito negocial, tendo em vista o contrato.

O contrato é um objeto de negociação jurídica, onde fica estabelecido direitos e deveres sob a égide da boa-fé objetiva. Portanto, no âmbito da relação de emprego, o dever de não revelar segredos, informações, técnicas da empresa empregadora de que o empregado toma conhecimento quando na prestação de serviços, está implicitamente inserido no contrato de trabalho, persistindo mesmo após a sua extinção. Seria dever do contratante explanar todos os dados presentes ou não no objeto da negociação ou seria obrigação do contratado conhecer os limites? Trazendo para a ótica da proteção do indivíduo como consumidor, e colocando-o na posição de leigo, é relevante o acesso a todas as informações, evitando assim que o mesmo possa ser prejudicado. Entretanto a informação pode ser retida até o momento que não cause danos a outrem, mas isso não quer dizer que não passe a ser uma estratégia negocial, pois ao longo do período contratual tal informação pode ter sua relevância.

O dever de informação durante o processo negocial possui uma natureza acessória que leva a formação do consentimento, ou seja, da vontade que será expressa no contrato (GHESTIN, 1980). É durante o processo de negociação que vem à tona o dever anexo de informação, cujo pressuposto é a proteção dos direitos do outro contratante, o que inclui não celebrar a avença (FABIAN, 2002).

Mas isso não quer dizer que apenas um contratante mereça proteção, o outro tem direito a confidencialidade seja de natureza comercial, trabalhista ou outra matéria secreta, pois transparência, contudo, não pode ser absoluta. O sigilo da informação pode recair apenas sobre parte de um documento, afim de não comprometer a publicidade das demais informações. De acordo com os tribunais superiores o meio mais adequado para a transmissão de informações confidenciais ainda é a celebração de acordos de confidencialidade. Entretanto alguns doutrinadores entendem como uma cláusula tácita, não necessitando estar totalmente expressa no contrato. Uma das principais dificuldades é definir o que é confidencial, muitas das relações jurídicas negociais estabelecidas são baseadas na confiança, ou seja, o conhecimento, a fama da empresa faz com que o terceiro confie e venha a realizar o negócio, mesmo não tendo conhecimento de como se encontra a situação financeira, trabalhista ou até mesmo processual da empresa, o que pode lhe trazer grandes prejuízos futuramente. Estabelecer o equilíbrio entre os dois princípios é a maior problemática encontrada tanto pelos doutrinadores como pelos tribunais, seria decidir por um em detrimento do outro.

Trazendo para a ótica empresarial, seria frustrante e desleal que após o término ou mesmo durante o contrato, informações importantes e fundamentais fossem expostas, isso causaria uma concorrência, podendo causar danos irremediáveis naquela atividade, por isso os tribunais vêm decidindo por essa perspectiva. Após o término do contrato de trabalho, continua a subsistir a obrigação do trabalhador de não divulgar, explorar ou utilizar-se de conhecimentos ou dados confidenciais de seu ex-empregador, a que teve acesso mediante relação empregatícia, independentemente de previsão no contrato de trabalho. Não é por capricho das empresas que alguns trabalhadores têm que guardar o sigilo, seja de informações ou qualquer outra relação existente no ambiente de trabalho, mas sim por segurança e estratégia, onde a sua quebra gera demissão por justa causa. O segredo comercial tem se tornado cada vez mais importante na estrutura de grandes corporações, já que o seu sucesso depende disso. Entre informar e não-informar vale analisar cada caso, certas informações não necessitam que se explane ser confidencial, pois pela natureza nota-se tal importância. Entretanto, no âmbito negocial considera-se todas as fases contratuais como confidenciais, partindo do princípio da boa-fé. Mas vale ressaltar que para garantia da aplicação do princípio do sigilo, é relevante a realização de acordo de confidencialidade, pois assim terá mais segurança para com aquele negócio jurídico, tendo em vista que esse acordo será bem elaborado dentro das normas existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com