TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Direito a Vida - Constitucional

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O aumento e modificação dos direitos fundamentais no envolver histórico impede definir-lhes um conceito sucinto e objetivo, esse impedimento aumenta, pois são usados vários termos para designá-los. Para José Afonso da Silva (2005) a expressão Direitos fundamentais do homem, é a mais adequada para defini-los, pois além de referir-se a princípios que resumem a noção de mundo e que indicam a ideologia politica de cada ordenamento jurídico, é reservada para designar, no nível do direito positivo, aquelas prerrogativas e instituições que ele concretiza em garantias de uma convivência digna, livre e igual de todas as pessoas. Em linhas gerais pode se dizer que os Direitos fundamentais referem-se a direitos do ser humano que são assegurados e positivados no âmbito do direito constitucional positivo de um determinado Estado.

O direito à vida é o direito fundamental mais debatido dentre todos os direitos contidos em nosso ordenamento jurídico e está positivado no artigo 5° caput da Constituição Federal de 1988. A palavra vida possui muitos significados, podemos dizer por exemplo que vida é a propriedade que caracteriza os seres vivos, cuja existência evolui da concepção até a morte, outra definição seria a de um individuo que nasceu e ainda não morreu, e é isto que faz com que este ser esteja vivo. Assim como as definições de vida são muitas, também são vários os direitos que por ela existem, são leis, princípios, doutrinas e jurisprudências que dão proteção total a vida e a quem dela dependem.

O presente trabalho analisará a vida como objeto do direito e direito fundamental, tratando de diversos assuntos e questões atuais como: a partir de qual etapa da gestação que a legislação considera um ser com vida? O direito a uma vida livre e digna, direito à integridade física e moral, aborto necessário e sentimental, eutanásia, ortotanásia, tortura e pena de morte.

Referências bibliográficas:

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2005. 

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Direitos humanos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com