TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 12

 FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE GUARAPARI

CURSO DE DIREITO

        

Nomes

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO

GUARAPARI

2017

FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE GUARAPARI

CURSO DE DIREITO

NOMES

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO

Trabalho apresentado à matéria de Direito Processual Civil das Faculdades Doctum de Guarapari, como requisito parcial à obtenção de nota.

Orientador: Prof.

GUARAPARI

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA        4

2.1 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MATÉRIA        5

2.2 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA PESSOA        6

2.3 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA FUNÇÃO        7

2.4 COMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LOCAL        9

4 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


1 INTRODUÇÃO

O direito processual do trabalho é um importante ramo do direito que tem como objetivo prover os aspectos jurisdicionais necessários à consecução dos direitos laborais. Não há que se falar em promoção de direitos trabalhistas sem que haja uma estrutura judiciaria que possa prover acesso a essas garantias. Essa matéria então disciplina os procedimentos e a forma de atuação do poder judiciário no que diz respeito ao direito do trabalho.

A realização dessa pesquisa se justificou em razão da importância do tema para os operadores do direito, principalmente aqueles que pretendem ou que trabalham na área trabalhista, tendo em vista a necessidade de que se conheça os aspectos relacionados à jurisdição e à competência de modo a seguir os procedimentos corretamente no âmbito das causas laborais.

O objetivo desta obra foi de demonstrar as principais características atreladas aos institutos da jurisdição e competência e os seus desdobramentos no cenário processual trabalhista.

Para tanto serão abordados inicialmente, de forma abrangente, tais institutos, visando contextualizar a temática a ser abordada, apontando alguns posicionamentos doutrinários sobre o tema.

Posteriormente, por ser um assunto ainda mais amplo, o instituto da competência será analisado de forma minuciosa, demonstrando assim as diversas modalidades que o compõe.

 

2 JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

O instituto da jurisdição pode ser compreendido como o modo com que o Estado atua na resolução de litígios, por intermédio de um processo judicial. Nesse sentido Martins (2006, p. 70), diz que o termo que também é conhecido como tutela, pode ser definido como “a forma de solucionar conflitos por meio da interveniência do Estado, gerando o processo judicial. O Estado diz o direito no caso concreto submetido ao judiciário, impondo às partes a solução do litígio”

Assim, pode ser definido como um poder transferido ao magistrado que, no papel do Estado tem o dever de interpretar as demandas levadas a ele, aplicando da forma justa e correta o direito nas suas diversas facetas (MARTINS, 2006).

Corroborando com o posicionamento descrito anteriormente, Malta (2002), aduz que a jurisdição reflete uma função soberana na qual o Estado tem o papel de resolver o conflito levado até ele, de modo que a decisão tomada, ao analisar o caso concreto, pode resultar em coisa julgada entre as partes interessadas.

Como dito, a jurisdição não se revela como um poder, mas também como um dever. Nesses termos, Pires argumenta o seguinte:

(...) a jurisdição constitui não apenas um poder do Estado, mas também um dever, sendo caracterizada como atividade secundária, instrumental, provocada e desinteressada, pois que tendente a impor o direito à obediência dos cidadãos, dando atuação prática às regras de direito, mas apenas a pedido do interessado, e após frustrado seu exercício de maneira pacífica e espontânea, tudo sob atuação eqüidistante do órgão jurisdicional em relação às partes envolvidas.

Aplicando esse conceito à área trabalhista, é necessário que se busque a base legal pertinente, que se encontra na Constituição Federal de 1988. De acordo com Nascimento (2002, p. 120), a Carta Magna prevê a jurisdição, representada “entre os poderes que integram a República, pelo Judiciário (CF, art.92), inclusive tribunais e juízes do trabalho (art. 111), e assegura a inafastabilidade do direito ao exercício da jurisdição (art 5°, XXXV)”.

O artigo 111 da Constituição aborda a estrutura jurisdicional que incorpora a justiça do trabalho:

Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho:

I - o Tribunal Superior do Trabalho;

II - os Tribunais Regionais do Trabalho;

III - Juízes do Trabalho.

Em se tratando do instituto da competência, pode-se afirmar que é conceito que se relaciona com o instituto da jurisdição. De acordo com Martins (2007, p.93), “A jurisdição é o todo. A competência é a parte. A competência não abrange a jurisdição, mas esta envolve aquela. Competência é a determinação jurisdicional atribuída pela Constituição ou pela lei a um determinado órgão”.

Ou seja, a competência pode ser compreendida como um dos elementos que se encontram inseridos dentro da esfera jurisdicional. Leite (2010), afirma que a competência pode ser definida como o limite da jurisdição que os órgãos judiciais possuem para atuar. O elemento que legitima a execução das atribuições jurisdicionais.

Nesses termos, o autor ainda apontar que vários são os critérios para a determinação da competência:

Com base na teoria geral do direito processual, é possível formular inúmeros critérios para determinar à competência, levando-se em conta a matéria, a qualidade das partes, a função ou hierarquia do órgão julgador e o lugar. [...]. Esses critérios podem ser traslados para os domínios do direito processual do trabalho, desde que observadas algumas peculiaridades desse setor especializado da árvore jurídica (LEITE, 2010, p.15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com