TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Jay - O Federalista

Por:   •  21/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 2

John Jay (1745-1829), filho de um poderoso comerciante de Nova York, estudou na Universidade de Columbia.  Jurista e diplomata, estabeleceu sólida reputação intelectual ainda durante a dominação inglesa. Foi autor da Constituição de seu Estado natal, promulgada em 1777 e importante fonte de ideias para a Constituição Federal. Presidiu o Congresso Continental em 1778. Em 1783, como ministro das Relações Exteriores, foi o principal arquiteto do tratado de paz com a Grã-Bretanha, tornando-se em seguida o primeiro presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos. Foi conselheiro de George Washington, presidente dos EUA, em 1789 e depois de dois mandatos como governador de Nova York, retirou-se da vida pública.

Na obra "O Federalista" (Federalist Papers), em uma série de 85 artigos que argumentam para ratificar a Constituição dos Estados Unidos, John Jay, escreveu apenas cinco artigos, versando principalmente do posicionamento frente às relações internacionais que a federação porventura teria que adotar.

No texto 2 da obra, Jay reflete sobre as vantagens naturais que a União iria trazer ao povo Americano, pedindo que os mesmos refletissem que foram chamados para decidir sobre uma questão que se mostra como uma das mais importantes que já existiram no país.

Jay diz que é necessário que se faça um governo e que independentemente do modo que ele tenha sido instituído, o povo deverá ceder alguns de seus direitos naturais a fim de dar-lhe seus respectivos poderes.
Esses poderes deveriam ser analisados para concluir se o interesse do povo dos Estados Unidos da América era integrar uma nação sob um governo federal ou dividir o país em confederações separadas e dar a cada uma delas uma espécie de poder que é aconselhável atribuir a um governo nacional.

Até a data da publicação da obra, era uma opinião majoritária da sociedade Americana de que o país deveria continuar unido e não separá-lo em confederações. Contudo, surgiram políticos contrários a essa opinião, que diziam que a segurança e a felicidade da união, seriam encontradas na divisão dos Estados em distintas confederações ou soberanias.

Jay apela a dizer que o laço criado dentro do povo americano não poderia ser repartido entre numerosas soberanias “insociais, invejosas e hostis”.

Portanto, àqueles que eram a favor da União, tinham em Jay um forte aliado, sendo um dos homens políticos favoráveis a manter o povo Americano firmemente unido.

LIMA, Rogério de Araújo. Os Artigos Federalistas: a contribuição de James Madison, Alexander Hamilton e John Jay para o surgimento do Federalismo no Brasil. Revista de informação legislativa, v. 48, n. 192, p. 125-136, out./dez. 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com