TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jurisprudencia

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

 A C Ó R D Ã O

 2ª Turma

 VA/cb/abc  

 

DISPENSA DO EMPREGADO DIRIGENTE SINDICAL - ESTABILIDADE  EXTINÇÃO DA EMPRESA A garantia de emprego prevista no art. 543, caput, da CLT não é uma vantagem pessoal que a lei defere a um empregado, mas sim uma garantia que visa à proteção da atividade sindical, dirigindo-se, pois, a toda a categoria. Visa a coibir a despedida arbitrária do dirigente sindical, com a finalidade de evitar movimento reivindicatório. No caso de perda do emprego por extinção da empresa não se verifica aquela despedida arbitrária. E nem haveria como reintegrar o empregado, pois inexistentes os serviços. Nesta hipótese, pois, não há fundamento sequer para se condenar a empresa extinta a pagar os salários do período estabilitário.

Recurso de revista conhecido e provido.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista nº TST-RR-398.132/97.1, em que é Recorrente FUNDIÇÃO BLAUTH LTDA e Recorrido VALDECI TADEU PINHEIRO.

O Eg. TRT da 4ª Região, em acórdão de fls. 162/166, deu provimento parcial ao recurso ordinário da reclamada, decidindo, quanto à questão da estabilidade provisória, que o reclamante tinha direito à indenização do período estabilitário. Esclareceu o Regional que "em que pese o entendimento de que o encerramento da atividade empresarial, por motivo de força maior, faz desaparecer elemento essencial à consecução do contrato de trabalho e, por conseqüência, a condição de realização fática da estabilidade provisória, no presente caso, em nenhum momento, o motivo de força maior foi alegado pela recorrente. Razão pela qual, deixa-se de considerar tal motivação" (fls. 164/165).

Inconformada, a demandada interpõe recurso de revista às fls. 169/173, alegando que a decisão regional deve ser reformada, pois não se justifica a exigência de demonstração do motivo de força maior para justificar o fechamento da empresa. Aduz que o entendimento consagrado nesta C. Corte é de que inexiste direito à garantia de emprego apenas pelo fato incontroverso do desaparecimento do empregador. Colaciona arestos para a caracterização do dissenso pretoriano.

O recurso de revista foi admitido às fls. 178/180.

Não houve contra-razões.

Ausente o parecer da D. Procuradoria-Geral do Trabalho, nos termos do item  III da Resolução Administrativa nº 322/96 desta Corte.

É o relatório.

V O T O

I - GARANTIA DE EMPREGO - FECHAMENTO DA EMPRESA

a) Conhecimento

O Regional, quanto ao presente tema, decidiu que o reclamante tinha direito à indenização do período estabilitário. Esclareceu a Corte a quo que "em que pese o entendimento de que o encerramento da atividade empresarial, por motivo de força maior, faz desaparecer elemento essencial à consecução do contrato de trabalho e, por conseqüência, a condição de realização fática da estabilidade provisória, no presente caso, em nenhum momento, o motivo de força maior foi alegado pela recorrente. Razão pela qual, deixa-se de considerar tal motivação". (fls. 164/165)

A recorrente aduz que a decisão regional deve ser reformada, pois não se justifica a exigência de demonstração do motivo de força maior para justificar o fechamento da empresa. Aduz que o entendimento consagrado nesta C. Corte é de que inexiste direito à garantia de emprego apenas pelo fato incontroverso do desaparecimento do empregador. Colaciona arestos para a caracterização do dissenso pretoriano.

Os arestos de fls. 171/172 ensejam o conhecimento da revista, pois consignam tese divergente da decisão regional, no sentido de que é indevido o pagamento dos salários do período estabilitário ao empregado dirigente sindical, quando ocorre a extinção da empresa.

Conheço do apelo.

b) Mérito

A garantia de emprego do dirigente sindical não se identifica com a garantia da estabilidade prevista na CLT para o empregado que tenha mais de dez anos. Esta era um direito que se dirigia diretamente ao trabalhador. Era uma proteção dele, uma vantagem pessoal a ele, por ter trabalhado mais de dez anos na empresa. Então, em homenagem a esses dez anos, é que a lei reconhecia, mesmo no caso de extinção do estabelecimento, o direito a uma indenização simples. Agora, o que é a estabilidade do dirigente sindical? É um direito que se dirige a ele? Não. É à categoria, é ao exercício da atividade. A lei quer vedar que o empregador persiga o líder, aquele que reivindica, o dirigente sindical.

A norma se dirige à proteção da atividade e não a criar uma vantagem particular ao empregado, uma vantagem pessoal a ele. É neste sentido a mens legis: coibir a perseguição, a despedida injusta do empregado, porque está liderando, porque está reivindicando. Este é, pois, o sentido da vedação contida no art. 543, § 3º, da CLT, quando ali se diz:

 

"Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até 1 (um) ano após o final de seu mandato, caso seja eleito, inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidação."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com