TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAVAGEM DE CAPITAIS

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

                                 

LAVAGEM DE CAPITAIS

Caso Prático 87

Gerald abriu várias contas em seu banco local num país do sul da Europa e logo fez grandes depósitos em espécie, usando dólares americanos e outra moeda europeia. Pouco depois, os recursos foram transferidos para uma conta particular em outro país.

O banco ficou preocupado com a movimentação que observava na conta e resolveu fazer um comunicado à FIU nacional. Durante a investigação financeira, a FIU descobriu que o titular das contas numeradas para onde estavam sendo transferidos os recursos era suspeito de ter ligações com uma organização internacional de tráfico de drogas. Isso bastou para que a FIU encaminhasse o caso para as autoridades judiciais. As autoridades detiveram Gerald ao voltar de uma viagem ao exterior.

Quando da elaboração deste relatório, a investigação ainda estava em andamento, para determinar o alcance das operações de lavagem por ele realizadas.

Indicadores:

· Grandes movimentações de dinheiro em espécie

· Uso de múltiplas contas, sem que haja uma justificativa.

· Transferência atípica ou não justificável de recursos de e para jurisdições estrangeiras

O crime de Lavagem de capitais é atualmente uma das principais preocupações mundiais no que diz respeito a delitos transnacionais. Essa infração penal consubstancia-se na legitimação de capitais ilícitos, para que organizações criminosas possam reinvestir esses recursos em novas atividades delitivas ou usufruírem desses valores que são proveito de práticas reprováveis e ilegais. Também é conhecido como lavagem de dinheiro, lavagem de ativos, branqueamento, reciclagem, dentre outros.

Neste caso, o crime de lavagem de capitais ficou bem evidente, vez que Gerald  passou por um processo composto por diversas fases tencionadas a disfarçar a origem ilícita do seu dinheiro . Introduziu o dinheiro ilícito no sistema financeiro, em grandes quantias e em contas diferentes aberta pelo mesmo, usou moedas de outros países o  que, individualmente, gerou maiores suspeitas, dificultando a identificação da procedência dos valores. Em seguida ele transferiu esses valores para uma conta particular em outro país.

Foi usado um processo dinâmico onde ele procurou disfarçar à origem dos fundos, através de várias movimentações bancaria, o que dificulta o rastreamento desses recursos e evita uma associação direta com o crime.

Esse caso passou por duas etapas da lavagem de capitais. A primeira etapa foi a da COLOCAÇÃO, onde o dinheiro foi depositado em contas bancarias ,passando para fase seguinte CAMUFLAGEM, ou seja, ESTRATIFICAÇÃO, transferindo o dinheiro por meio eletrônico para uma conta particular em outro país. Estando a investigação em aberta, não foi identificada a fase de INTREGAÇÃO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com