TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legalização de drogas e a saúde pública

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Resumo do texto.

“Legalização de drogas e a saúde pública”, artigo de Ronaldo Laranjeira, apresenta abaixo um debate sobre os efeitos que a legalização ou não legalização do uso de drogas causaria na sociedade. Defendendo que quase não há informação objetiva para avaliar as políticas que tratam da questão da droga, há duas opiniões que, de forma explicita ou não, acabam prevalecendo, que são os que defendem a proibição total, pois assim não causaria nenhum dano social e os que estão a favor da legalização que consideram que, com a proibição, o dano social aumentaria. Ronaldo Laranjeira julga que, a proibição de uma droga, no caso a lícita como, por exemplo o álcool, produz dano, porém a medida que ela vai se legalizando, aumenta sua disponibilidade no mercado conseqüentemente maior será o problema de pessoas com o uso, assim também vai ser se legalizado o uso de substancias ilícitas, pois quanto maior a disponibilidade no mercado, maior pessoas terão problemas não só com o uso mas também com sua saúde. Segundo ele, a tendência mundial é tornar progressivamente o álcool e outras drogas lícitas como o cigarro, mais próximos da proibição ou de controles sociais rígidos através de leis e restrições ao uso, como são feitos com as drogas ilícitas, alguns exemplos de tentar combater o álcool é aumentando seu valor, pois quanto mais alto o valor menor será o consumo ou ate mesmo diminuir os locais de venda e de proibição de propaganda nos meios de comunicação. O autor ainda afirma que é necessário por em pratica uma política de drogas e buscar o balanço para cada uma visando a uma diminuição global do consumo, sendo necessário que essa política seja passível de ser avaliada constantemente, necessitando com que os governos democraticamente eleitos mostrem a sua capacidade de organizar uma resposta adequada ao consumo de drogas que afeta milhões de brasileiros. O autor conclui seu artigo afirmando, pois, que diferentes são as opiniões que levam a discutir sobre a legalização e a não legalização das drogas e é através da justiça criminal ou da saúde publica que deve se basear essa discussão, pois o uso continuo de drogas pesadas, afeta muito o individuo, portanto é necessário que esse controle seja eficaz, assim como é feito em outros países como a Suécia, não deixando pessoas com seqüelas graves na sociedade, um tratamento adequado e uma boa avaliação seriam as melhores formas de tentar combater o dano causado.

  1. Levantamento do problema fundamental do texto.

O problema fundamental do texto consiste nas causas sociais da legalização ou não legalização do uso de drogas, preocupando-se em levantar questões sobre cada aspecto e saber se o consumo de drogas está ligada a justiça criminal ou se é um problema de saúde publica.

  1. Relação do texto com o filme.

O filme assim como o texto nos mostra que é necessário um verdadeiro debate sobre o uso de substancias tanto ilícitas como lícitas. Pois os danos que as drogas causam nas pessoas e na sociedade crescem continuamente. Há muitas divergências nas informações passadas para a população.

É necessário antes de tudo acabar com o preconceito de que droga esta ligada ao crime, de que ciclano usa drogas então ele vai matar e roubar, e fazer todas as barbaridades que o código penal condena. É preciso encontrar uma maneira de reduzir os danos à saúde tanto individual e à sociedade e a regulamentação do seu uso talvez venha a acarretar soluções mais eficazes e socialmente responsáveis.

O filme e o texto mostram um debate que vem sendo travado não só no Brasil, mas em vários países para se saber qual seria a melhor forma a se lidar publicamente com a questão das drogas. Os dois propõem uma transformação radical da política de drogas tanto no Brasil como no âmbito internacional. Acreditam que a proibição só vem nesse sentido para aumentar o trafico e a compra no mercado negro alimentando o mundo do crime e da violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com