TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberdade e igualdade no sistema capitalista

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 3


“Liberdade” e “igualdade” no sistema capitalista


         O capitalismo teve seu início na Europa, porém suas características veem desde a Idade Média, com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade. Na Idade Média, os reis expandiam seu poder econômico e político através do mercantilismo e do absolutismo.  De grosso modo, o capitalismo corresponde á acumulação de recursos financeiros, e ele é o ponto de partida para várias teorias que foram realizadas por Marx e alguns outros pensadores.

Karl Marx acreditava que o capitalismo era causado fundamentalmente devido as condições históricas e econômicas, porém defendia a ideia de que poderia haver liberdade e igualdade entre os homens no sistema econômico capitalista, desde que fosse utilizada a força do Estado para acabar com a divisão de classes, restabelecendo assim a igualdade entre todos os cidadãos. Portando, ao não haver divisão de classes o Estado consequentemente deixaria de existir, visto que ele haveria perdido sua função. Para Karl Marx, a sociedade capitalista criou um indivíduo isolado, devido as suas condições financeiras. Um exemplo claro disso seria a relação de um operário com seu patrão, neste caso o operário vende sua força ao empresário. Olhando de forma rápida e sem nenhuma análise, pensamos que é um contrato de compra e venda entre iguais, porém é muito diferente, visto que o operário aceita somente as condições que já foram impostas a ele, através do empresário e pelo meio social. A relação entre os dois, não é apenas entre indivíduos, mas também entre classes sociais.   E o Estado que não deveria existir caso a teoria de Marx tivesse dado certo aparece neste momento com as leis, para reduzir um possível conflito, que para Marx a maioria das vezes seriam a favor dos capitalistas.

O Socialismo foi criado por Karl Marx  e Engels, partindo da análise crítica do próprio capitalismo. Marx e Engels não tinham como uma preocupação pensar em uma sociedade ideal, primeiramente procuraram compreender a dinâmica do capitalismo, desta forma estudando suas origens, acumulação prévia, suas contradições. Após alguns estudos eles perceberam que o capitalismo seria superado e destruído. Porém, podemos perceber que mais uma vez sua teoria não obteve tanto sucesso, visto que vivemos até hoje em uma sociedade capitalista, onde tudo gira somente em torno do dinheiro, não havendo liberdade dentro do sistema capitalista, uma vez que somos condenados a viver em busca de mais riquezas, para poder dessa forma ocupar um lugar melhor na sociedade, ter um status, adquirir bens. Se fossemos de fato livre, não existiria nenhuma divisão de classes, não haveria um Estado com o poder tão forte sobre a sociedade.

No sentido mais amplo do termo liberdade, temos o direito de ir, vir, segurança, moradia, saúde e outros. Segundo as leis o tratamento deveria ser igual para todos Entretanto, vivemos em uma sociedade de classes, onde existem extremos de riqueza e pobreza, pessoas que inacreditavelmente ainda morrem de fome, podemos afirmar desta forma, que a “igualdade” faz parte apenas da vida de alguns. Tudo isso que percebemos é somente a acumulação de riquezas gerando desigualdade social, causadas pelo sistema capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com