TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem e Argumentação Jurídica

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 8

                                                 

Sumário

1.Introdução............................................................................................................01

2. Argumentação Jurídica a FAVOR Casamento Homoafetivo............................................................................................................02

3. Argumentação Jurídica CONTRA o Casamento Homoafetivo.................................05

4. Conclusão...........................................................................................................07


1.0 Introdução

Nesse trabalho são apresentados relatórios de análises de textos, bem como a elaboração de textos, com o objetivo de os alunos ingressarem no mundo da linguagem jurídica de forma coesa e coerente para a compreensão e produção de textos argumentativos de fundamento jurídico, com toda a observância às regras gramaticais e ortográficas.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Argumentação Jurídica A FAVOR do Casamento Homoafetivo

Esta atividade é importante para que o aluno aprenda a pesquisar e a selecionar argumentos importantes de textos jurídicos, a fim de consolidar opinião fundamentada relativa à ideia que se apresenta.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Pesquisar, em sites especializados, como os a seguir indicados, textos sobre o assunto proposto nesta etapa, objetivando a confecção de seu próprio texto sobre o tema.

Passo 2 (Individual)

Analisar os textos, destacando os principais argumentos neles inseridos.

Passo 3 (Individual)

Elaborar o seu próprio texto (30 linhas aproximadamente), observando para que ele contenha 4 argumentos favoráveis ao tema proposto.

Passo 4 (Equipe)

Os membros do grupo trocarão seus textos entre si para que cada componente faça por escrito uma análise crítica sobre o texto que recebeu, apontando os dois argumentos mais fortes e os dois mais fracos, com os respectivos comentários sobre sua escolha.

2.0  Argumentação Jurídica A FAVOR do Casamento Homoafetivo

Muito se fala em homossexualidade, e este assunto ainda gera muita polêmica nos dias de hoje, é certo de que a homossexualidade sempre existiu, porém a externalidade da homossexualidade nunca foi muito bem aceita pela sociedade, e isso ocorre puramente devido ao preconceito, e, este preconceito deve-se grande parte pela imposição religiosa, comunista, grupos radicais homofóbicos, etc.

Na atualidade o preconceito diminuiu consideravelmente, mas não totalmente, e houve a necessidade de promover mudanças neste âmbito, buscando favorecer os homossexuais,  uma dessas mudanças foi à regularização do casamento homoafetivo que mais uma vez gerou muita polêmica na sociedade e fez com que se surgissem várias dúvidas e perguntas: A homossexualidade não é uma doença? O casamento não se baseia na procriação? Por que regularizar o casamento homoafetivo? O casamento homoafetivo regularia também a adoção de crianças, e esta adoção não faria com que estas crianças desenvolvessem a homossexualidade?

A homossexualidade não é uma doença e sim uma variante normal da sexualidade adulta, os homens e mulheres homossexuais possuem o mesmo potencial e desejo dos heterossexuais. Esta opinião é corroborada por dados concretos, e não apenas de opiniões.

A Associação Americana de Psiquiatria foi a primeira a declarar que a homossexualidade não é uma doença em 1973, seguida pela Associação Americana de Psicologia em 1975 e finalmente no Brasil em 1985 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) deixou de considerar a homossexualidade um desvio sexual e no ano de 1999, estabeleceu regras para a atuação dos psicólogos em relação às questões de orientação sexual, declarando que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.

Um dos mais populares argumentos dos opositores ao casamento homoafetivo é que o casamento estaria fundamentado na procriação. Todavia, se assim fosse, os inférteis e idosos não teriam também tal direito assegurado, pois também não poderiam se procriar por motivos biológicos.

Então, por que regularizar o casamento homoafetivo? Partindo-se dos argumentos anteriores, em que, a homossexualidade não é uma doença e que o casamento não está fundamentado na procriação; não seria necessário a proibição do casamento homoafetivo.

Porém a questão é levada muito além disso, o casamento homoafetivo deve ser regularizado apenas por uma questão de extensão de um direito para uma parcela ainda maior de pessoas, a proibição do casamento homoafetivo acaba gerando problemas jurídicos, sendo que  leis de casamento discriminatórias privam casais de gays e lésbicas de vários direitos e benefícios federais, causando impactos psicológicos, sociais e financeiros.

Exemplos de benefícios da regularização do casamento homoafetivo: comunhão parcial de bens, pensão alimentícia, pensões INSS, planos de saúde, políticas públicas, imposto de renda, sucessão, licença-gala, adoção e etc.

Um dos benefícios mais questionados pela oposição do casamento homoafetivo, é a adoção, pois existe dúvidas sobre se filhos adotados por um casal homossexual desenvolveriam necessariamente a homossexualidade, se precisariam de uma figura de um pai e uma mãe, se teriam problemas psicológicos por causa do preconceito e se essas crianças poderiam sofrer abusos sexuais.

Porém, se assim fosse, não haveria casais héteros sexuais, pais de filhos homossexuais. E referente a figura de um pai e uma mãe é nítido que no Brasil e no mundo existem milhares de casos de crianças criadas apenas pelo pai ou apenas pela mãe ( por exemplo eu), o  importante é que a criança tenha contato com os dois sexos. Mas pode ser alguém significativo à criança, como uma avó ou alguém próximo. Ela vai escolher essa referência, mesmo que inconscientemente".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (347.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com