TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem jurídica

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE LINGUAGEM JURÍDICA

Escreva a respeito da importância que os gêneros textuais: descrição, narração e dissertação têm para a redação jurídica.

Os gêneros textuais – descrição, narração e dissertação – são de grande importância para a redação jurídica. 

A descrição busca o melhor detalhamento do caso (agressor, coisa, fato, ato) para que, em consequência haja maior reprodução da realidade. É possível encontrar traços descritivos nas diferentes peças jurídicas: na denúncia, em alegações finais, em sentenças (cíveis, trabalhistas ou criminais), usando linguagem em tom animado e recursos técnicos da descrição.

A narração busca a exposição dos fatos, o registro da cena e justificativa do ato. Ela está presente em todas as peças judiciárias. Nas vestibulares (petição inicial, denúncia, reclamação trabalhista) os verbos estão no perfeito, pois tratam de ações reais, com rara adjetivação, pois a narrativa deve ser objetiva, apresentando um fato como retrato da verdade fática.

A dissertação é o gênero mais complexo, exige posição do redator incluindo sua a capacidade crítico-reflexiva, utiliza raciocínio lógico estruturado utilizando recursos relacionados à ideia central, buscando expressar opinião e postular uma tese.

Portanto, todos os gêneros acima citados, possuem ligação expressa de importância com os textos jurídicos, pois estão, em sua maioria presentes em todos as redações processuais, mesmo que os gêneros, durante a redação, muitas vezes não sejam demarcados por suas denominações e sim por suas características, sendo estas claramente visíveis quando observadas.

2 – Justifique a seguinte afirmação: “a consciência da natureza persuasiva no discurso jurídico contribui para o emprego mais preciso dos vocábulos e de suas relações formais e materiais na enunciação silogística (construção sintática adequada do texto/discurso)”.

A afirmação acima é justificada partindo do pressuposto de que é sabido que o objetivo do texto jurídico é persuadir, desta forma, é utilizada a linguagem mais clara possível, portanto, não se discorre informalmente, mas se faz uso da língua culta.

Além disso, a organização do discurso procura dar ênfase àquilo que é de interesse ao emissor do discurso, fazendo jus à construção sintática adequada para cada ideia expressa.

Portanto, a natureza da persuasão fornece os recursos necessários para a clareza dos termos e para a construção sintática adequada do discurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com