TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Litisconsórcio Necessário por Força de Negócio Jurídico

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Obrigatória à Distancia.

Laís Araujo de Faria

Pós-graduação Direito Processual Civil

Parte Geral II

É possível falar em Litisconsórcio necessário por força de negócio jurídico?

Litisconsórcio nada mais é do que mais de uma parte no polo passivo ou ativo de uma demanda judicial, subdividindo-se em facultativo e necessário, sendo aquela sua característica geral e esta sua exceção.

O litisconsórcio de uma lide será necessário quando a lei o estabelecer, como por exemplo quando marido e esposa devam apresentar-se no mesmo polo quando o objeto da ação for algum bem patrimonial do casal, de acordo com a comunhão de bens adotadas por eles.[1]

No que tange a obrigatoriedade do litisconsórcio no negócio jurídico, Fredie Didier fez uma reflexão sobre o tema, atentando sobre a possibilidade de uma cláusula de um contrato plurilateral que previsse os demais contratantes como litisconsórcios necessários numa futura demanda judicial. [2]

Tal interpretação deste ilustre doutrinador se deu quando o Novo Código de Processo Civil ainda dependia de aprovação, baseando-se nos art. 191, cuja a redação foi aprovada e encontra-se vigente atualmente, sendo não somente possível, como previsto claramente em dispositivo legal a figura do litisconsórcio necessário oriundo de negócio jurídico.

Referências

BRASIL. Lei 13.105, de 16 de março de 2015. Institui o Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de março de 2015.

PEREIRA, Flávia do Canto. LITISCONSÓRCIO (CPC, ARTS. 46 a 49). Revista Páginas de Direito, Porto Alegre, ano 5, nº 258, 15 de maio de 2005. Disponível em: Acesso em Março de 2016.

DIDIER, Fredie Jr. Novo CPC. Listisconsórcio necessário por força do negócio jurídico. Editorial 184. Disponível em  Acesso em Março de 2016.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com