TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDICINA LEGAL

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da visita técnica

Um médico legista analisa os órgãos de cada região para descobrir as circunstâncias e a causa da morte. Três situações exigem esse tipo de exame: Morte Violenta ou Suspeita, quando o corpo é levado para o Instituto Médico Legal (IML); morte natural em que faltou assistência médica ou por doença sem explicação que fica a cargo do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Na sala de necropsia, o exame começa com a análise externa do corpo. Onde o médico e seu auxiliar procuram indícios da causa da morte, ou seja, perfurações de bala, lesões e até sinais que possam identificar o morto, como tatuagens, cicatrizes. Todos os detalhes são anotados, fotografados e farão parte de um documento emitido pelo IML.

O próximo passo é o exame interno, pela abertura das cavidades do cadáver e pelo exame minucioso de suas vísceras, fazendo um corte vertical que vai do pescoço ao púbis e que tem o formato em I, o legista tem acesso a caixa torácica e abdômen.

Os órgãos agredidos que podem ajudar na descoberta da causa da morte são retirados e examinados – como um coração esfaqueado ou o estômago.

Depois dos órgãos do tórax, o auxiliar corta o couro cabeludo de uma orelha a outra para a remoção do cérebro.  Ao final da análise, os órgãos são reinseridos e o corpo é fechado. O legista usa uma costura contínua, que tem um ponto inicial e segue do começo ao fim dos cortes.

O processo inteiro, da chegada a liberação do corpo, dura de quatro a oito horas. A necropsia leva entre duas e três horas. Ao fim do exame, o IML emite uma Declaração de Óbito, com a identificação e motivo da morte. Com esse documento a família consegue retirar a Certidão de Óbito em um cartório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (341.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com