TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MENORES INFRATORES: Qual o impacto das medidas socioeducativas nas possíveis reincidências do menor infrator?

Por:   •  4/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

CAMPUS JATAÍ

CURSO DE DIREITO

MENORES INFRATORES: Qual o impacto das medidas socioeducativas nas possíveis reincidências do menor infrator?  

JATAÍ

2015

MENORES INFRATORES: Qual o impacto das medidas socioeducativas nas possíveis reincidências do menor infrator?  

[pic 1]

JATAÍ

2015

RESUMO

A quantidade de menores infratores envolvidos em crimes só aumenta no Brasil, e o que mais preocupa e o fato de que uma parcela desses jovens estão praticando crimes cada vez mais parecidos com criminosos adultos. As medidas sócio-educativas tem por objetivo a recuperação desses jovens com métodos educativos e de reinserção social. Porém há questionamentos sobre a eficácia desse sistema.

As falhas existentes nessas medidas sócio-educativas contribuem muito nos casos de reincidência desses jovens. Essas falhas derivam do pouco investimento do Estado nessas instituições. Um tratamento bem feito aos menores infratores seria determinante para a redução de criminosos no país.

Pode-se concluir que as medidas sócio-educativas possuem dois lados, um deles e o lado eficaz, que recupera o jovem no meio social, mas em contrapartida as falhas nesse sistema podem resultar na má formação da criança e do adolescente, resultando na reincidência de novas infrações e ne uma vida de crimes.

Portanto conclui-se que essas medidas sócio-educativas surtirão efeitos que acompanharam o menor pelo resto de sua vida.

[pic 2]

SUMÁRIO

        

1.        TEMA-PROBLEMA        4

2.        OBJETIVOS        4

2.1.        Objetivo geral        4

2.2.        Objetivos específicos        4

3.        JUSTIFICATIVA        5

4.        HIPÓTESE        6

4.1.        Variáveis        7

4.1.1.        Independente        7

4.1.2.        Dependente        7

4.1.3.        Interveniente        7

5.        METODOLOGIA        7

5.1        Marco teórico        7

5.2        Procedimentos metodológicos        9

5.3        Dados da pesquisa        9

6.        FASES        9

7.        CRONOGRAMA FÍSICO        10

8.         REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. TEMA-PROBLEMA

Indivíduos menores de idade que cometem infrações, em geral, e são pegos.

Qual o impacto das medidas socioeducativas nas possíveis reincidências do menor infrator? 

Estas medidas tomadas – o tratamento que recebem – quando os adolescentes encontram-se internados refletem de forma positiva, no futuro, para que não ocorra a reincidência? Partindo de uma noção teórica, qual a relação do tratamento recebido durante a medida privativa de liberdade com a reincidência? Há, de forma concretizada, as regras dispostas na Lei 8.069, de 13, de Julho de 1990 (o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA)?

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral

  Identificar as falhas existentes na execução das MSE (Medidas Socioeducativas), que em muito contribuem para os casos de reincidência juvenil, bem como analisar possíveis soluções e alternativas para estes problemas, tendo em vista a problemática do menor infrator.

  1. Objetivos específicos
  1. Apontar quais fatores estariam relacionados, a fim de justificar os casos de reincidência juvenil, levando em consideração fatores que também estariam presentes no caminho do menor à delinquência.
  2. Descrever possíveis soluções, para que as MSE sejam melhores executadas e planejadas, já que um tratamento bem feito se tornaria determinante para a deliberação de um bom retorno ao Estado e também à sociedade, contrário a reincidência a infrações ou crimes.
  3. Trazer um relato também, sobre as dificuldades e deficiências enfrentadas por várias instituições que acolhem os menores, sejam elas materiais/estruturais ou pessoais, que acabam trazendo influências, por sua vez, negativas sob os jovens.   
  4. Outros objetivos que se fizerem necessários.

  1. JUSTIFICATIVA

As estatísticas que apontam a quantidade de menores infratores envolvidos no mundo do crime têm seus dados aumentados ano após ano[1], além das atividades delitivas feitas por estes estarem se assemelhando cada vez mais às de criminosos já adultos. Parcela destes menores age conscientemente na maior parte dos seus atos criminosos, e outra parte, considerada a maioria, pode ser subjugada como produto de uma situação social precária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com