TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO APELAÇÃO

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 12

ALUNO: Marlon Passos

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GRAVATAÍ-RS

Processo n. 015/1.04.0000000-0

FELIZARDO DA SILVA, nacionalidade, estado civil, engenheiro, inscrito no CPF sob o n., endereço eletrônico, residente e domiciliado na, Bairro, Cidade, Estado, CEP, por seu procurador signatário, vem, à presença de Vossa Excelência, interpor

APELAÇÃO[1]

em face da sentença proferida nos autos do processo em epígrafe, em que o ora Recorrente move contra FAMA – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob o n., com endereço na, Bairro, Cidade, Estado, CEP, endereço eletrônico, com fundamento no artigo 1.009 do Código de Processo Civil, nos termos das razoes anexas.

Assim, requer o recebimento do presente Recurso, em seus efeitos devolutivo e suspensivo, conforme artigos 1.012 e 1.013 do CPC, bem como a intimação da parte Recorrida para apresentar contrarrazões, na forma do § 1º, art. 1.010 do CPC, e após, que as razões anexas, juntamente com os autos, sejam remetidas ao Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do RS, conforme § 3º, art. 1.010 do CPC.

Nesses termos, pede deferimento.

Gravataí, 15 de agosto de 2017.

pp. Advogado

OAB/RS

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

COLENDA CÂMARA

Processo n. 015/1.04.0000000-0

Recorrente: FELIZARDO DA SILVA

Recorrido: FAMA – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

Origem: DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GRAVATAÍ-RS

I. Tempestividade

Nos termos do art. 1.003, § 5º, do Código de Processo Civil, o prazo para interpor o presente recurso é de 15 dias. O termo inicial para a contagem do prazo, conforme caput do referido artigo, é a data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.

No presente caso, o Recorrente foi intimado da decisão por Nota de Expediente disponibilizada em 21/07/2017 – sexta-feira, conforme anexo. Considera-se como data de publicação da referida nota de expediente, o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico, qual seja 24/07/2017, tal como estipula o § 2º, do art. 224 do Código Processual.

Ainda, o caput do já citado art. 224, estipula que os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, verbis:

art. 224.  Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.

§ 1º Os dias do começo e do vencimento do prazo serão protraídos para o primeiro dia útil seguinte, se coincidirem com dia em que o expediente forense for encerrado antes ou iniciado depois da hora normal ou houver indisponibilidade da comunicação eletrônica.

§ 2º Considera-se como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico. [grifei]

Já o art. 231, inciso VII, do CPC, complementando a norma supramencionada, assim preceitua:

Art. 231.  Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo:

[...]

VII - a data de publicação, quando a intimação se der pelo Diário da Justiça impresso ou eletrônico; [grifei]

Vê-se que, in casu, o dia de começo do prazo é 24/07/2017 (data de publicação da NE), sendo esta data o marco inicial para a contagem do prazo.

Ainda, o art. 219 do CPC estipula que, na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Nesse sentido, considerando o que dispõe o art. 217 do CPC[2], importante observar que o dia 02/08/2017 foi feriado na Comarca de Gravataí-RS, consoante Ato nº 08/2016 do Órgão Especial deste Tribunal, o qual se anexa para fins de comprovação da ocorrência de feriado local, tal como preceitua o § 6º, do art. 1.003 do CPC.

Acosta-se, ainda, íntegra da Lei Municipal de Gravataí n. 510, de 19 de abril de 1990, que fixa, em seu art. 3º, I, a, o dia 02 de agosto como feriado Municipal (dia de Nossa Senhora dos Anjos, Padroeira de Gravataí).

Portanto, verifica-se que o aludido prazo recursal findará em 15/08/2017, ante o dia de começo do prazo (24/07/2017), os 15 dias que o Recorrente detém para a apresentação do recurso e o feriado municipal em 02/08/2017, motivo pelo qual resta configurada a tempestividade da presente interposição.

II. Preparo

Em anexo, o Recorrente comprova o pagamento do preparo recursal.

III. Cabimento; Interesse Recursal; e Legitimidade

No caso, tratando-se de impugnação à sentença, que é o pronunciamento do juiz que põe fim põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução, resta configurado o cabimento do recurso de Apelação, nos termos do art. 1.009 do CPC.

No tocante ao interesse recursal, registra-se que o juízo julgou parcialmente procedente os pedidos, motivo pelo qual encontra-se presente o interesse de recorrer da decisão, diante da procedência de somente parte do pleito, o que implica em prejuízo ao Recorrente, fazendo-se necessária a utilização do recurso para buscar a eliminação do prejuízo.

O Recorrente é o autor da ação e foi sucumbente em parte, detendo, pois, legitimidade recursal

IV. Exposição - Fática

O Recorrente ajuizou ação a fim de que a Recorrida efetuasse o transplante ou corte das árvores (figueiras) existentes em sua propriedade, visto que é proprietário de um terreno localizado na rua Paraíso, lote 17, quadra “e”, bairro Bela Vista, Gravataí, e sobre tal área existem 03 (três) espécies de figueiras, as quais impossibilitam a execução do projeto arquitetônico devidamente aprovado junto ao órgão municipal competente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (355.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com