TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE PROJETO TCC

Por:   •  15/5/2015  •  Monografia  •  4.769 Palavras (20 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE DE ILHÉUS - CESUPI

COLEGIADO DO CURSO DE ENFERMAGEM

PROJETO DE PESQUISA

HENRIQUE SANTOS RODRIGUES

A IMPORTANCIA DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA ATÉ O 6° MÊS DE IDADE

LESÃO EM ÓRGÃOS ALVO DE PACIENTES HIPERTENSOS

ILHÉUS

2014


HENRIQUE SANTOS RODRIGUES

LESÃO EM ÓRGÃOS ALVO DE PACIENTES HIPERTENSOS

A IMPORTANCIA DA AMAMENTAÇAO EXCLUSIVA ATÉ O 6° MÊS DE IDADE

Projeto apresentado à Faculdade de Ilhéus, para a disciplina TCC I como pré-requisito para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de graduação em enfermagem, sob a orientação do Professor Josenilton Dos Anjos Santos.  

ILHÉUS

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

3 JUSTIFICATIVA        

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

4 HIPÓTESE        

5 OBJETIVOS        

5.1 OBJETIVO GERAL        

5.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS        

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

Entendendo a Hipertensão Arterial - HA        

Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS        

Fatores de riscos que aumentam a Hipertensão Arterial        

7 METODOLOGIA        

8 CRONOGRAMA        

9 ORÇAMENTO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

A hipertensão é conhecida casualmente como pressão alta, caracterizada de forma sistêmica cuja pressão arterial encontra-se com níveis altos a partir de 14 por 9 em diante. A pressão arterial alta pode ser elevada por diversos fatores, o principal é o estreitamento dos vasos responsáveis pela circulação sanguínea, que pode evoluir para uma doença cardiovascular crônica.

A evolução da hipertensão é determinada quando apresenta uma falha nos sensores que regulam a pressão arterial, sensores estes que estão localizados na veia aorta e no seio carotídeo, os quais são responsáveis por perceber qualquer alteração de pressão.

A hipertensão está atrelada ao mau hábito alimentar, cujos alimentos são constituídos com excesso de sódio ocasionando a retenção de liquido, por consequentemente ajuda a aumentar o volume e o debito cardíaco, deste modo contribuindo para imprimir maior força no ventrículo direito, logo o conduzindo a trabalhar com mais intensidade, visto que este hábito quando rotineiro potencializa um crescimento patológico deste músculo cardíaco, assim comprometendo todo o sistema.

Portanto, a hipertensão é considerada uma patologia por ser uma condição de aspecto clínico acompanhados de alterações funcionais e estruturais dos principais órgãos, como vasos sanguíneos, coração, cérebro e rins.

Contudo, existem demais problemas advindos da hipertensão, tais como os hepáticos, esplênicos, e pulmonares. No tocante, se esta hipertensão estiver associada ao etilismo e ao tabagismo, o quadro clínico é mais grave, assim como muito mais difícil do paciente aderir ao tratamento, pois nesta situação é necessário prescrever uma dieta alimentar restrita de sódio e o uso contínuo de medicações.

A pressão alta é uma alteração de ocorrência silenciosa, cujos sintomas são mascarados por outros ocorridos no cotidiano e age de forma democrática por acometer crianças, jovens e adultos, independente de etnias e espaço geográfico, exigindo assim um maior nível de atenção, por se tratar de um problema de saúde, que pode ser fatal, quando não detectada a tempo, estabelecendo-se então uma questão de saúde pública de interesse global e de todos os profissionais ligados à saúde.

Nesta perspectiva, é importante compreender todo o processo que envolve a hipertensão e as lesões que ela causa nos principais órgãos vitais, pois as pessoas acometidas pelo aumento da pressão arterial, por certo terá sua qualidade de vida afetada, assim como limitada sua condição de desfrutar melhor a vida.

Este trabalho tem como objetivo estudar a fisiopatologia das lesões em órgãos alvos ocasionadas pela hipertensão arterial, no intuito de servir de análise sobre como ocorrem à hipertensão, seus fatores de riscos e os agentes desencadeadores da doença, do mesmo modo apresentar a sua incidência pode causar de forma grave e até mesmo irreversível, problemas de funcionamento dos órgãos vitais do corpo, comprometendo assim sua saúde por toda uma vida.

A área de concentração está pautada na clinica médica, por esta ser responsável pelo diagnóstico precoce através de exames clínicos e indicação do tratamento aos pacientes acometidos pela patologia de acordo com os critérios estabelecidos para controlar a patologia.

3 JUSTIFICATIVA

O estudo abordado desta pesquisa levará mais conhecimento à rede publica de saúde, aos profissionais de saúde e a população em geral a cerca da gravidade da Hipertensão Arterial e sua incidência negativa nos órgãos-alvo.

Destacando a importância da necessidade de conscientizar a população e profissionais quanto à importância do estudo para a enfermagem a qual também como mediadora na realização do processo educativo através da disseminação das informações sobre os principais sintomas, conscientização sobre os cuidados e tratamento da hipertensão e a possibilidade do controle por meio do acompanhamento médico, ao mesmo tempo visando um trabalho baseado em prevenção e não apenas em procedimentos invasivos, além de instituir com sua prática o bem estar e uma melhora na qualidade de vida aos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com