TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mba trabalho individual matriz

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de Projetos

Módulo:

Aluno: José Igor Ribeiro Ferreira

Turma:

Tarefa:

Características do projeto 

No caso em tela, pode-se notar que se trata de um projeto, pois, é possível identificarmos a singularidade do fato, ou seja, mesmo que haja outro show, com as mesmas bandas em outra data, isso fará com que seja elaborado um outro projeto, fazendo com que no caso relatado seja um projeto único.

Outra característica que demostra ser um projeto é a progressividade, pois todas as atividades estão divididas em etapas, controladas e coordenadas. Pois possui fornecedores, equipes, contratações das bandas, lanchonetes de fast food, segurança etc.

Por fim, o projeto possui temporariedade com ínicio e fim, determinado por objetivos que no caso é melhorar a marca.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

FASE INICIAL: É nessa fase que será comunicado por um executivo o objetivo e seus respectivos benefíciosdo projeto.

Composta por um processo, essa fase basicamente será para criação do Termo de Abertura autorizando o início e nomeando o gestor, definição do projeto e objetivos, indetificação de stakeholders e documentar requisitos para finalização do projeto.

Planejamento – Vai ser elaborado o escolpo do projeto com fulcro em seu objetivo, uma linha será criada de ação e estabelecido metas para alcançar o objetivo final que é a realização do show no caso em tela.

  • Estimar as durações das atividades e definir cronograma
  • Data do evento e verificar disponibilidade com a FIERGS
  • Elaborar uma lista com bandas que se enquadrem no gênero de rock dos anos 80
  • Criar propostas de parcerias com empresas de fast food
  • Análise financeira com estimativa de custos e orçamento total
  • Iniciar o gerenciamento de riscos identificando os possíveis riscos ao projeto.

Execução – Iniciar o que foi planejado anteriormente sempre observando os prazos e as metas.

  • Reassaltar a importância de estabelecer os prazos folgados para que atrasos não prejudiquem o resultado do projeto.
  • Testar toda estrutura da FIERGS evitando assim que no dia do evento haja problemas.
  • Elaborar e fechar os contratos com as empresas de alimentação que foram enviadas as propostas.
  • Colocar uma banda como principal atração e outras menores para que equilibre nos custos e que chame atenção do público.
  • Verificar novamente todos os riscos que poderiam acontecer no dia do evento, inclusive se faltar alguma banda contratada e colocar no contrato cláusulas que dê segurança nessas situações.

MONITORAMENTO E CONTROLE (FASE INTERMEDIÁRIA): Iniciando-se essa fase, “o principal objetivo desses processos é realizar as medições ao longo da execução do projeto, comparando planejado versus realizado, analisando as suas variações e propondo ações preventivas, corretivas ou mudanças que visam manter o projeto conforme as linhas de base estabelecidas” (FREITAS, 2016).

  • No dia do evento é necessário que a empresa gestora do projeto esteja acompanhando presencialmente e atuando nas adversidades em relação ao projeto.
  • O monitaramento deve acompanhar o cumprimento dos prazos e intervindo quando fugir do programado o mais rápido possível e de forma mais eficaz para não influenciar no show.

ENCERRAMENTO (FASE FINAL): É o ponto final do projeto analisando se todas as metas foram cumpridas, fazendo também com que os stakeholders possam fazer outros projetos e verificando todos os detalhes dos contratos firmados do evento para que todas as responsabilidades estejam adimplidas.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Existem três tipos de estruturas organizacionais que são seguidas pelas empresas dependendo do seu negócio e das suas metas/objetivos. São elas Funcional, Matricial e Projetizada.

Na estrutura organizacional funcional podemos destacar como:

Vantagens: Especialização valorizada; Comunicação dentro de um setor é de ótima qualidade, pois trata-se de especialistas da mesma área trabalhando juntos.

Desvantagens: Gerente de projetos tem pouca autoridade; Pouca integração dos setores da empresa.

Na estrutura organizacional matricial, destaca-se como:

Vantagens: Incentiva um ambiente colaborativo; interdependência de departamentos

Desvantagens: Conflitos de departamentos; Dois chefes por setor

Na estrutura organizacional projetizada podemos perceber como:

Vantagens:  O gerente de projetos tem independência e autonomia em suas decisões;

Flexibilidade no uso de recursos a cada projeto; Equipes inteiras concentradas em um objetivo único; Especialistas específicos para projetos específicos; Fim da divisão departamental; Troca de experiência e maior obtenção de insights entre profissionais com as mesmas especialidades; Comunicação mais eficaz;

Desvantagem: Risco de duplicação de tarefas, se não houver atenção do executivo-chefe; Baixa priorização do cliente em alguns casos; Incerteza sobre as ações da equipe após o término do projeto, especialmente se não houver um planejamento quanto a isso;

A DT produções é uma empresa voltado a produção de projetos, portanto, é de fundamental importância que ela siga uma estrutura organizacional projetizada, pois é necessário atenção total em produção de projetos. Os outros departamentos também são importantes e precisam se fazer presente, mas sempre que for necessário é pra dar suporte aos gerentes de projetos.

Já no caso da empresa CCC, penso que a estrutura organizacional é funcional, pois é uma empresa com certa experiência e tempo de mercado. É uma estrutura utilizada por empresas mais antigas, mas que alcançam resultado ainda. Ressaltando que no próprio contexto foi mencionando que existe o setor de marketing, isso faz acreditar que eles seguem a estrutura funcional.

Referências bibliográficas

FREITAS, Carlos Augusto. Gestão estratégica por meio de projetos, programas e portfólio. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (360.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com