TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhor decisão em "O caso dos Exploradores de Cavernas"

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

A Suprema Corte de Newgarth, da obra “O caso dos exploradores de caverna”, teve uma missão muito difícil sob diversos pontos de vista ao ter de debater sobre a culpabilidade ou inocência dos sobreviventes daquele triste desastre.

Antes de se decidir sobre qual decisão foi melhor embasada, a percepção da inocência dos réus foi decidida unanimamente dentre integrantes deste grupo. Assim, coube-nos o trabalho de avaliar qual argumentação se destacou.  Dentre os cinco juízes que participaram desse debate, o dr. Handy J. é o que apresenta os argumentos mais plausíveis para a decisão de inocentá-los.   Ele discorre sobre a natureza do cargo de juiz, afirmando que este “legisla” não sobre as regras, teorias abstratas, mas sim de acordo com a realidade humana. O juiz descaracteriza as falas dos anteriores, uma pela ausência de leis e outra pelo uso exclusivo e estatístico da mesma. Handy enfatiza também sua longa experiência e faz menção à opinião pública. De um lado, a maioria da população considera os quatros homens inocentes; de outro, a minoria estava diante de fontes distorcidas do caso e, portanto, condenava-os.

O juiz Handy considera em sua decisão que o Poder Judiciário é a instituição governamental mais distante da população. Defende que os governantes não podem, deliberadamente, ignorar os sentimentos e as concepções morais dos governados. Assim, o direito e a moral devem estar sempre em confluência. Segundo Miguel Reale, a Teoria Tridimensional do Direito converge três elementos: o formalismo positivista, do qual retiramos a ideia de que o direito está nas normas positivadas; o sociologismo jurídico, em que a ideia do direito encontra-se nos fatos; e do moralismo, ou jusnaturalismo, que associa a ideia de moral ao direito. Dessa forma, a decisão tomada por Handy está, de certa forma, relacionada a esta teoria de Reale. Os argumentos do juiz para a inocência dos sobreviventes revelam sua preocupação com o papel do juiz na hora de “preencher as lacunas” que Foster parecia tanto defender, tal como observado por Tatting.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com