TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Oficinas Culturais

Por:   •  5/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

Diretoria de Educação a Distância – Técnico em Multimeios Didáticos

SÉRGIO FERREIRA

MEMORIAL

Memorial apresentado ao curso Técnico em Multimeios Didáticos do Programa Profuncionário do IFSULDEMINAS, como requisito parcial para a conclusão do curso da disciplina Oficinas Culturais.

Professor Formador: Profª. Lucyenne Christina Oleto Viana Farnezi

Professor mediador: Lúcio Lemos.

Campo Belo Mg Março/2018

        

        A cultura nos influencia desde o homem primitivo, através das pinturas rupestres e os indícios da escrita. Conforme o homem foi evoluindo fui surgindo várias designações de povos, nisso surgiram as crenças, deuses, costumes e religiões. A partir desses princípios a cultura veio sendo lapidada e repassada para as gerações, passando pelo descobrimento do Brasil onde ouve uma grande miscigenação de raças até os dias de hoje. A cultura nos representa como humanos e é de suma importância para a humanidade influenciando e criando novos cenários para futuras gerações.

        Os movimentos artísticos e culturais mantem um papel muito importante ao nosso cenário nacional e histórico, como o arcadismo, o barroco, o romantismo e o modernismo. Quem nunca se maravilhou com as obras de nosso grande Aleijadinho ou das pinturas do grande mestre Ataíde, dois grandes nomes do movimento barroco do século XVIII até o início século XIX. Nota-se que além da arte desses movimentos ser de grande impacto histórico social, eles representam nosso país lá fora e nos fazem enxergar o passado como eram os cidadãos da época e a cultura ao qual estavam inseridos.

        Além do samba e do futebol, mencionados no módulo, o Brasil conta com uma imensa e variada gama de manifestações de cultura, algo que varia muito de região para região. Na região Sul, por exemplo, podemos citar a música gaúcha como uma manifestação cultural, sem falar do delicioso churrasco, que também é típico da região, especialmente do estado do Rio Grande do Sul. Na região Norte o folclore é bastante desenvolvido, podemos destacar a festa do Boi Bumbá. Na região Nordeste, podemos destacar o bumba-meu-boi. No Sudeste brasileiro temos principalmente a cultura do samba. Na Centro-Oeste destacam-se manifestações como a festa do Divino Espírito Santo da cidade de Pirenópolis–GO e o eco-turismo, especialmente na região do Pantanal. Essa cultura e grandes diversidades são muito importantes para reconhecermos nossas riquezas e estabelecer um estudo para atuarmos na nossa comunidade escolar, visando a preservação de nossa história para que possamos atuar como mediadores na formação de nossos alunos.

        

        Um bom planejamento facilita o trabalho em uma oficina cultural, criando condições possíveis para fazer cautelas e adotar procedimentos adequados para a realização de um projeto. Planejar é também um modo de se preparar para os acontecimentos, inclusive para os imprevistos. O planejamento deve ser organizado para favorecer um momento de distração, de reencontros, de compartilhamento de ideias e de descobertas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com