TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia cientifica

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

TÍTULO DO ARTIGO[1][pic 6]

 Nome e sobrenome do cursista[2][pic 7]

  Aparecido José dos Santos Ferreira[3]

Maria Aparecida Silva Furtado[4][pic 8]

RESUMO

Elemento obrigatório, em que o autor descreverá sucintamente o trabalho realizado, ressaltando os pontos e características mais relevantes da pesquisa: tema, objetivo, metodologia empregada e conclusão geral. A escrita é corrente, portanto, em bloco único, sem parágrafos. O texto do resumo deverá apresentar entre 100 e 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras-chave. Não deve conter citações e os verbos devem estar na 3ª pessoa do singular.  

[pic 9]

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras e/ou expressões importantes para o trabalho.

Arial, 12.  Espaço entre linhas: 1,5cm. Parágrafo: recuo de 1,25 cm na 1ª linha do parágrafo (sem salta linha). Utilizar este mesmo padrão para o restante do texto.[pic 10]

[pic 11]

INTRODUÇÃO

A introdução é a apresentação do artigo, ou seja, uma espécie de resumo de tudo o que se seguirá. Neste item, é preciso oferecer uma visão geral do texto que se lerá, por isso, é fundamental abordar: o tema enfocado (e sob qual ponto de vista), a exposição da problemática e da hipótese levantada, dos objetivos do trabalho, da justificativa (razões da escolha do tema, contribuições sociais e científicas), do método utilizado para desenvolvê-lo e do marco teórico que embasa o texto (correlacionando-o com o tema proposto) e os resultados obtidos. Além disso, na parte final da introdução deve-se fazer uma breve descrição do que será tratado em cada tópico do desenvolvimento, ou seja, do corpo do trabalho. [pic 12][pic 13]

Dicas importantes:

  • O uso da terceira pessoa nos textos acadêmicos confere-lhes maior imparcialidade, por isso é mais recomendado. Como a introdução deverá apresentar o trabalho como um todo, ela deverá ser escrita, na sua versão final, por último. Assim, garante-se que tudo o que foi dito ao longo do trabalho será abordado na introdução. 
  • A introdução não deve ultrapassar de duas páginas do artigo.[pic 14]

2  DESENVOLVIMENTO[pic 15]

Observação: a palavra DESENVOLVIMENTO não deve aparecer como título. Substitua esta palavra pela denominação correspondente à sua discussão proposta.

O desenvolvimento é a parte mais extensa do artigo, uma vez que deve explicitar as principais ideias nele abordadas (delimitação do tema) e de que maneira foram abordadas (com base em que autores e obras).

 O desenvolvimento deverá ser formado das seguintes partes: fundamentação teórica; metodologia; análise, incluindo os resultados e a discussão dos resultados obtidos. Estas partes são detalhadas a seguir:[pic 16]

[pic 17]

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica é parte essencial do artigo, uma vez que se constitui em base científica capaz de sustentar a argumentação do autor. Os aspectos teóricos (definição de termos e conceitos fundamentais, por exemplo), que embasarão a análise da intervenção em foco (o problema de pesquisa) deverão ser apontados objetivamente, de forma a evidenciar o marco teórico e suas categorias de análise.

2.2 METODOLOGIA[pic 18]

Na metodologia, deve-se apresentar a descrição detalhada dos métodos utilizados no trabalho: tipo de pesquisa, as variáveis, instrumentos utilizados, técnicas de coleta, tabulação e análise de dados.[pic 19]

[pic 20]

2.3 ANÁLISE, RESULTADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS

Na parte da Análise, deve-se descrever sucintamente o desenvolvimento do trabalho, (considerando o contexto que envolve a problemática levantada, os objetivos traçados, a justificativa, a metodologia adotada e os seus resultados).

 São também elementos fundamentais à realização do estudo o resultado de uma pesquisa bibliográfica consistente – que servirá de fundamento para as inferências lógicas a serem realizadas – e a análise crítica dos dados coletados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com