TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moeda: Características e Funções

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  1.708 Visualizações

Página 1 de 4

FUNÇÕES 

1. Função de intermediária de trocas

- A função essencial da moeda, geralmente caracterizada como ração principal de seu aparecimento, é a de servir como intermediária de trocas.

- Essa é a uma função muito importante da moeda, pois com ela nós podemos “fazer comércio”, existe uma relação de compra e venda.

2. Função de medida de valor

- A utilização generalizada da moeda implica a criação de uma unidade-padrão de medida, à qual são convertidos os valores de todos os bens e serviços disponíveis. A existência de um denominador comum de valores é de importância primordial para a vida econômica.

- A moeda atuando como medida de valor é essencial pelo fato de que deve-se haver uma moeda para a economia, tipo, sem ela, cada produto tem seu valor estabelecido com base aos demais produtos disponíveis, uma economia de escambo.

3. A moeda como reserva de valor

- Essa função não é exercida exclusivamente pela moeda, existindo outras formas de ativos financeiros e não financeiros, que podem eventualmente atender à mesma finalidade. Essa função é a que decorre da particularidade de a moeda servir como uma reserva de valor, desde o momento em que é recebida até o instante em que é gasta por seu detentor. Esta capacidade traduz uma forma alternativa de guardar riqueza.

4. A moeda como poder liberatório

- A moeda, como nenhum outro ativo, detem um poder que a distingue de quaisquer outras formas de riqueza possuídas por um agente econômico – o poder de saldar dividas, de liquidar débitos, de livrar seu detentor de uma situação passiva.

- Na minha opinião, uma função importante, como o texto diz, através dela podemos pagar nossas dividas, mas o individuo cujo eu devo algo (exemplo), pode aceitar uma moeda ou não. As pessoas que são presas, por exemplo, dependendo do caso podem pagar fiança e sair da cadeia.

5. A moeda como padrão de pagamentos diferidos

- À medida que a moeda tem, sob garantia do estado, o poder de saldar dividas, sendo, ademais, uma medida de valor, ela se torna, automaticamente, padrão de pagamentos diferidos. Esta quinta função da moeda resulta de sua capacidade de facilitar a distribuição de pagamentos ao longo do tempo, quer para a concessão de crédito  ou de diferentes formas de adiantamentos.

- Também é importante, principalmente em uma economia moderna, viabilizando os fluxos de produção e renda, que, embora simultâneos e interdependentes, desenvolvem-se por etapas, exigindo  que, ao longo delas, sejam antecipados diferentes tipos de pagamento.

6. A moeda como instrumento de poder

- Esta função existe a medida que se admite a moeda como titulo de crédito.

- Quem tem dinheiro tem poder. É uma função que exibe um duplo-sentido, um individuo endinheirado pode usufruir dessa função com propósitos bons ou ruins.

CARACTERÍSTICAS 

1. Indestrutibilidade e inalterabilidade

- A moeda deve ser suficientemente durável, no sentido de que não se destrua ou se deteriore, à medida que os agentes econômicos a manuseiam na intermediação das trocas.

- Essa característica é muito importante, porque à medida que uma moeda se deteriora, a economia que ela sustenta vai junto...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com