TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoria de Sociologia

Por:   •  21/4/2016  •  Resenha  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

MONITORIA SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA

O conhecimento como característica da humanidade:

O conhecimento diferencia o homem dos outros animais, além dos hábitos, costumes e forma de vida básicos o homem desenvolveu habilidades e comportamentos culturais, como por exemplo a linguagem, tendo em vista que a palavra é instrumento de pensar, é possível que o homem absorva e repasse o conhecimento.

Cultura:

Pode ser tida como características inerentes a cada povo, varia no tempo espaço, diferencia um povo de outro pois carrega consigo características como: modo de vida, religião, moral, culinária, hábitos e costumes dentre outros. Serve para passar o conhecimento de geração para geração, ou seja, a sociedade é influenciada pelo ambiente.

 Tendo em vista que a cultura é a lente pela qual o povo ou comunidade enxerga o mundo, pelos conjuntos de hábitos, costumes, crenças, forma de vida peculiar de cada grupo social que foram adotados, e baseado no fato de que a cultura possui aspectos ambientais, religiosos, sociais e de costumes passados, de geração a geração inerentes aquela população.

Moral:

Princípios e valores coletivos, tido como aquilo que é correto na sociedade. Serve para garantir a ordem social, evitar o caos na sociedade.

Imoral: pessoa que conhece a cultura vigente mas não age de acordo. Ex.: Sair pelado pelas ruas. Amoral: pessoa que desconhece a cultura vigente e age em desacordo. Ex.: Um tailandês comer um cachorro frito vivo no Brasil. Tanto o imoral quanto o amoral agem contra a moral vigente.

 O fato moral é dual porque é coercitivo, apesar de coercitivos os fatos morais podem vir a ser desejáveis pois buscam manter a unidade social, uma ordem social. Exercem pressão externa alheia as vontades o indivíduo.

Émile Durkheim:

Nasceu na França, referenciado em um período conturbado, após o Iluminismo, Revolução Francesa (revolução dos burgueses), Revolução Industrial, Reforma Protestante. Ao perceber a mudança da própria sociedade decidiu fazer um estudo da sociedade pela sociedade, por isso pode ser considerado o pai da sociologia.

 Estudo de Durkheim era feito de forma empírica, onde os cientistas deveriam se abster de seus conhecimentos prévios, definir os fenômenos a observar e considera-los como um investigador e tratar a sociedade como coisa (objeto).

Fato social

Todo fato que é geral, ocorre alheio a vontade do indivíduo, inerente a sociedade, não é bom nem mal, impõe aos indivíduos como poderosa força coercitiva a qual ele deve, obrigatoriamente, se submeter. A força coercitiva dos fatos sociais se manifesta pelas sanções legais. Exemplos: roubo, reunião, trabalhar, educação, casamento

Exterioridade: segunda característica do fato social, é que eles existem e atuam independentemente da vontade ou adesão consciente dos indivíduos, sendo assim exteriores a eles, desde que nascemos, já encontramos regras sociais, costumes, leis que somos coagidos a aceitar. Generalidade: são dotados de generalidade, incluem muitos indivíduos e grupos.

Fato social patológico tem todas as características do fato social normal mas causa comoção social muito grande. Ex.: Terrorismo, Holocausto, Chacina.

 OBS.: Os fatos sociais, são ao mesmo tempo coercitivos e dotados de existência exterior as consciências individuais, modo de pensar, agir e sentir.

 OBS.: Nem todo fato social é moral mas todo fato moral é social.

Suicídio como fato social:

 Tendo em vista que o homem é um produto da sociedade e que esta por meio da cultura e da moral exerce sobre o indivíduo um exacerbada coerção e que tal coerção é a criadora das peculiaridades deste indivíduos tais como valores de conduta assim como tem papel fundamental na criação da própria individualidade pode-se dizer que de acordo com Durkheim o suicídio é um fato social.

Tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com