TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres Como Líderes: Lições dos Contingentes Políticos na Índia.

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

ESTÁCIO – Pós-graduação em Direito Público – Direito Constitucional, Direito Administrativo e Tributário.

Interpretação Constitucional.

Isabela Germano e Silva

RESENHA

Mulheres como líderes: lições dos contingentes políticos na índia.

Que as mulheres são minorias no mundo político, não há o que se discutir. No entanto, após longos anos, o gênero feminino tem, aos poucos, buscado cada vez mais seu espaço dentro deste mundo “masculino”, e galgado passos importantes para a ocorrência de uma revolução na chamada Democracia.

Na Índia, mais especificamente em de abril de 1993, fora aprovada uma Emenda Constitucional, a qual visou a integração da classe feminina e das castas mais baixa dentro dos conselhos de aldeia – o marco regulatório obrigada estes conselhos a realizar eleições regulares e reservar um terço dos assentos para mulheres, e de assentos para indivíduos de castas mais baixas.

As Nações Unidas apelidaram tal medida como “uma das melhores inovações em democracia de base no mundo” e, ainda, através de sua Declaração e Plataforma de Ações de Pequim, em 1995, pediram às mulheres que tivessem “uma participação pela e igual na tomada de decisões políticas”, de forma a sempre fomentar a liderança feminina.

No entanto, em que pese tal apoio político, sempre existiu os “defensores” e os “caluniadores”. Mas, devem as mulheres já estar acostumadas, não é mesmo? Até porque, quando se trata de direitos igualitários e democracia, a casta masculina nem sempre – ou melhor, quase nunca, se dispõe a ceder seus cargos e colocá-los à disposição das mulheres. (Quem sabe medo?)


Fato é que, de acordo com dados trazidos pelo artigo em análise, as mulheres vêm, desde os anos 2000, garantindo mais e mais espaço dentro do mercado de trabalho. São as mais bem qualificadas para exercer cargos de gestão, possuem diploma e superaram os homens em vários níveis de instrução e realizações profissionais. Contudo, quando se trata de política, as coisas não funcionam tão bem. Certas normas e estereótipos sociais tornaram os eleitores menos propensos a votar em mulheres líderes.

Foi por esses motivos que a emenda constitucional de 1993, também conhecida como Panchayati Raj, veio a prosperar. Através dela buscou-se redistribuir o equilíbrio do poder. E foi isso que aconteceu. A porcentagem de mulheres no governo local aumentou de 5%, em 1993, para 40%, em 2005 – mais que a reserva obrigatória de 33%.

Salienta-se que este novo equilíbrio no poder garantiu não só direito às mulheres, como também proporcionou um boom econômico sem precedentes à índia: melhoria na administração dos serviços públicos (como água e educação) e na alocação das finanças públicas; aumento da taxa de crescimento; redução da pobreza, passando a alçar o patamar de 4ª maior economia do mundo.

Claramente não foi uma adaptação fácil aos aldeões. Contudo, após dois turnos de cotas para as mulheres, pode-se observar que estes homens passaram a avaliar as líderes mulheres em pé de igualdade com suas contrapartes masculinas. E não só isso, passaram também a reconhecer que as mulheres poderiam desempenhar um papel que não os domésticos, dentro de casa. Mudança de atitudes, através de exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com