TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres Como Líderes: Lições dos Contingentes Políticos na Índia

Por:   •  17/8/2020  •  Resenha  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Mulheres como líderes: lições dos contingentes políticos na Índia

O artigo “Mulheres como líderes: lições dos contingentes políticos na Índia aborda os desafios enfrentados pelas mulheres ao tentar se candidatar a cargos políticos e as consequências de uma maior participação feminina na política, partindo-se da análise da emenda constitucional aprovada em 1993 que permitiu a reserva de um terço dos assentos para mulheres nas eleições para os conselhos de aldeias indianos.

Logo após a publicação da emenda, uma parte da população não acreditava na eficiência da referida norma, sob o argumento de que a ausência de qualificação e experiência das mulheres para administrarem as aldeias poderia dar azo a uma administração indireta por homens que se utilizavam de suas mães ou esposas apenas para mascarar quem realmente estava comandando a aldeia.

Contudo, os autores afirmam que um estudo realizado em 2010 em conselhos de aldeias de 11 estados indianos foi percebido que as aldeias chefiadas por mulheres investiam mais em serviços públicos essenciais, como educação e água potável, bem como eram menos suscetíveis a subornos, razão pela qual, se revelou um melhor uso dos recursos a nível local.

Continuam os autores expondo os resultados obtidos através de um estudo psicológico que comparava as atitudes de anciões masculinos de aldeias com e sem líderes femininas, em que restou comprovado que a exposição a uma líder feminina reajustou a forma como os homens percebiam as mulheres, notadamente no que diz respeito à capacidade das mulheres para liderar. Ademais, as cotas fizeram com que os mesmos percebessem que as mulheres poderiam desempenhar um papel dissociado com atividades domésticas.

Os pesquisadores do referido estudo ainda avaliaram os impactos das lideranças femininas nas aspirações de crianças e adolescentes mulheres para o seu futuro, onde notou-se que, nas aldeias expostas a líderes femininos, os pais estavam mais dispostos a investirem nos estudos das filhas, bem como que nessas aldeias as diferenças entre as aspirações parentais para filhos e filhas reduziram significativamente.

Assim, com base nos dados oferecidos pelos estudos empíricos os autores concluíram que o sistema de cotas implantado na Índia permitiu uma mudança significativa do papel da mulher na sociedade, ampliando o seu leque de oportunidades, visto que a presença de líderes femininas transformou o estereótipo masculino referente a capacidade feminina de liderar, bem como alterou as aspirações de crianças e adolescentes e de seus pais para os futuros destas. Contudo, concluíram ainda que, a aplicação isolada da medida não será capaz de fornecer uma solução permanente para a discriminação de gênero.

Ou seja, o artigo acima abordado traz uma gama de informações que demonstram o notável avanço sofrido pela população indiana diante da inclusão feminina na política e na mudança de pensamentos e aspirações das crianças e adolescentes mulheres que viram se construir uma nova realidade diante de seus olhos, a partir do qual será possível que elas exerçam atividades dissociadas com as domésticas.

Todavia, é sabido que o sistema de cotas é uma medida paliativa utilizada para corrigir de forma rápida e eficaz distorções sociais oriundas da evolução histórica, o qual deverá ser pensado juntamente a um plano efetivo e duradouro o qual propicie que as melhorias obtidas com as cotas se perpetue a longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com