TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do caso de Harvard intitulado de “Mulheres como líderes: lições dos contingentes políticos na Índia” estudado na disciplina Interpretação Constitucional.

Por:   •  18/8/2018  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do caso de Harvard intitulado de “Mulheres como líderes: lições dos contingentes políticos na Índia” estudado na disciplina Interpretação Constitucional.

O presente caso trata da aprovação da emenda constitucional aprovada pelo governo indiano em 1993, que trazia em seu teor o direito das mulheres terem um terço dos assentos em eleições regulares e assentos para indivíduos de baixa casta, houve o rompimento de uma tradição secular, tal mudança se viu necessária, pois, acreditavam que um número maior de mulheres como líderes aumentaria a responsabilidade e criaria políticas mais justas.

A Declaração e Plataforma de Ação das Nações Unidas de Pequim de 1995, foi um grande marco, encorajou a iniciativa de vários governos adotarem a cota de mulheres na política, sendo também alvo de alguns grupos que se opunham a essa inserção de representatividade feminina.

Mesmo com toda mudança as mulheres carregavam um certo fardo, pelo fato de sempre serem vista como principais cuidadoras domésticas, e pela falta de mentores que apoiassem a causa.

Na Índia as mulheres sofriam discriminação de gênero, contribuindo para o índice de que poucas meninas frequentavam a escola, e fossem alvo de violência, com tudo isso o país ainda foi um dos primeiros a eleger uma mulher como chefe do Estado , a Lei Panchayati Raj teve grande contribuição.

A mudança do sistema de cotas teve uma influência positiva, pois depois da implantação desse sistema o país teve um boom econômico, uma série de reformas econômicas, taxa de crescimento considerável que ajudou a reduzir a pobreza.

Com a mudança significativa do país tornou-se alvo de pesquisa e estudo onde mostra que após a implantação de cotas e da Lei Panchayati, pode notar a melhoria significativa na prestação de serviços, investimento em serviços públicos, redução da corrupção, houve mudança de opiniões e de atitudes no gênero masculino, influenciaram nas aspirações das famílias, pois o modelo feminino tinha muita influencia.

A mudança e implementação da emenda tiveram caráter significativo pois garantiu a igualdade de gênero levando as mulheres a conquistarem direitos equivalentes aos dos homens na política, como também direitos humanos no aspecto de serem vistos como além de somente cuidadoras domésticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com