TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos para Produção de um Fichamento

Por:   •  7/6/2016  •  Dissertação  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 2

MÉTODOS PARA A PRODUÇÃO DE UM FICHAMENTO

Um fichamento consiste em um conjunto de informações que são consideradas mais relevantes. Tornando a obra mais didática e organizada. Auxilia na memorização de informações que poderão ser enriquecidas ao logo do texto. Podendo haver, durante a leitura, uma indicação de consultas que influenciarão para a evolução da perspectiva sobre o assunto tratado. É elaborado em fichas que regulam as o compilado de ideias que poderá ser revisado posteriormente. Contém, dessa forma, as referências, havendo economia durante o processo de aprendizagem, podendo assimilar diante criticas os melhores textos, e o entendimento do tema ou texto. A ficha contém anotações essenciais que são levantadas ao longo da leitura.

Caso sejam retiradas citações do texto, que normalmente resumirão o assunto principal, essas devem ser identificadas. O fichamento é subdividido em tipos, existem os fichamentos de resumo (conteúdo), opinião (de comentário ou analítico), citação (transcrição) e bibliográfico (catalogação bibliográfica ou referencial). O fichamento de resumo apresenta as partes essenciais do texto, em um resumo simples, que não apresenta cópias do autor. O fichamento de opinião contém as informações essenciais, porém com comentários interpretativos. O fichamento de citação transcreve as principais partes do texto, mencionando pagina que contém as informações. E, por fim o fichamento bibliográfico, que contém informações bibliográficas completas, as palavras-chaves e temática do texto.

Para se fazer um fichamento, deve-se: fazer uma boa leitura do texto em questão; realizar a leitura novamente, grifando e fazendo anotações; e sintetizar as ideias principais e fazer anotações que remetam a discussão de cada parágrafo ou capítulo, que, diante dessas ações, terá a criação de um fichamento. Existem ainda várias modelos de fichamento que podem ser utilizas para facilitar o trabalho durante a organização. Textos bem fichados auxiliam no melhoramento de qualquer trabalho. O fichamento pode ser utilizado em monografias, aulas expositivas e seminários. Auxiliando na memorização e, acima de tudo, nas técnicas de leitura e apreensão e aperfeiçoamento de ideias. O fichamento é um ótimo material de estudos, que servirá como embasamento teórico ao estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com