TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aristóteles e Perípato

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho PEC: questões

Aristóteles- Capitulo sétimo, aristóteles e perípato  pg 189 e 190

  1. Aristóteles possuía dois grupos de escritores, os “exotéricos” e os “esotéricos”, os quais constituíam ao mesmo tempo o fruto e a base da atividade didática de Aristóteles, com base nisso, indique a verdadeira:
  1. O primeiro grupo de escritos perdeu-se completamente, dele restou apenas alguns títulos e pequenos fragmentos.  
  2. Os grupos eram destinados ao público, e podiam ensinar a qualquer um que estivesse disposto a aprender. Não sendo destinados ao público, mas apenas aos discípulos, sendo por tanto um patrimônio “interno” da escola.
  3. Talvez o primeiro escrito exotérico tenha sido Grilo ou sobre a Retórica, a qual Aristóteles defendia a posição platônica contra Platão. Aristoteles defendia a posição platônica contra Isócrates.
  4. Atualmente, muitos estudiosos estudam sobre Aristoteles, o destaque vai para: Oraganon e Retórica. Os livros mais lidos de aristoteles, hoje em dia são: Acerca das ideias, acerca do bem, eudemos ou sobre a alma, tendo conseguido recuperar certo número de fragmentos delas.
  5. Uma das obras mais propriamente filosóficas, A Ética a Eudemo, o título que mais tarde, foi designado o conjunto dos tratados da lógica. Uma das obras mais propriamente filosóficas, o Organon, título com o qual, mais tarde, foi designado o conjunto dos tratados da lógica.
  1. Com base na relação entre platao e aristoteles, indique a verdadeira: pg 191 e 192
  1. As grandes diferenças entre um filosofo e outro, estão no domínio da filosofia. As grandes diferenças entre um filosofo e outro, não estão no domínio da filosofia, mas sim na esfera de outros interesses.
  2. Em obras esotéricas, Aristoteles deu atenção especial ao o componente místico-religioso-escatológico que era tao forte nos escritos do mestre. Aristóteles, deixou a obra o componente-místico-religioso-escatológico de lado.
  3. Aristoteles era o discípulo mais genuíno de Bordieu, o qual o ensinou muito sobre metafísica. Aristóteles era o discípulo mais genuíno de Platão.
  4. Aristóteles tinha muito interesse em todas as ciências empíricas, já Platão tinha interesse pelas ciências matemáticas, mas não pelas empíricas.
  5. Aristóteles nunca pretendeu proceder a uma rigorozação do discurso filosófico. Ao deixar o componente logus de lado, nos escritos esotéricos, ele sem dúvida pretendeu proceder a uma rigorização do discurso filosófico.  

     

Pierre BORDIEU- O PODER SIMBÓLICO PG 9 e 10

  1. Os sistemas simbólicos são como instrumentos de conhecimento e de comunicação, com base nos estudos sobre, assinale a alternativa verdadeira:
  1. Os poderes simbólicos são formados por vários poderes agrupados. O poder simbólico é único
  2. O poder simbólico como instrumento de conhecimento e de comunicação, podem exercer vários poderes estruturantes pois são muito estruturados. O poder simbólico, só pode exercer um único poder estruturante pois são estruturados
  3. O poder simbólico é um poder de construção da realidade que tende a estabelecer uma ordem gnoseológica: o sentido imediato do mundo.
  4. A tradição platônica traz privilégios as funções políticas dos sistemas simbólicos. A tradição marxista privilegia as funções políticas dos sistemas simbólicos.
  5. A cultura dominante contribui para a integração de todas as classes, porém sem comunicações entre elas. A cultura dominante contribui para a integração real da classe dominante, assegurando uma comunicação imediata entre todos os seus membros e distinguindo-os de outras classes, para a integração fictícia da sociedade no seu conjunto, portanto, a desmobilização.

2. Com base na leitura da obra de Pierre Bourdieu, assinale a verdadeira: pg 11 e 12.

a)  É simples, basta notar que as relações de comunicação são de modo inseparável. É complexo, não basta apenas notar que as relações de comunicação são de modo inseparável.

B) relações de poder são independentes. Relações de poder são dependentes da forma e no conteúdo, do poder simbólico ou poder material.

c) relações de poder simbólico ou material, com dom ou o plotlatch, jamais teriam a capacidade de acumular poder simbólico. Essas relações possuem total capacidade de acumular poder simbólico.

d) As diferentes classes e suas fracções estão envolvidas numa luta propriamente simbólica para imporem a definição do mundo social mais conforme aos seus interesses, e imporem o campo das tomadas de posições ideológicas reproduzindo em forma transfigurada o campo das posições sociais.

e) A classe dominante é o lugar de uma luta pela monarquia e seus princípios. A classe dominante é o lugar de uma luta pela hierarquia dos princípios de hierarquização, tais como:  as frações dominantes, cujo poder assenta no capital econômico, tem em vista impor a legitimidade da sua dominação quer por meio da própria produção simbólica.

Platão, o horizonte da metafísica, pg 138 e 139.

  1. Sobre os ensinos relacionados a “segunda navegação”, ou a descoberta da metafísica, assinale o que for verdadeiro:
  1. Nenhum naturalista tentou explicar fenômenos recorrentes no nosso dia-dia Todos os naturalistas haviam tentado explicar os fenômenos recorrendo as causas de caráter físico e mecânico (agua, ar, terra, fogo, calor, frio, condensação, rarefração...)
  2. Na linguagem platônica, a segunda navegação se caracterizava por aquela que se realizava quando, cessado o vento e não funcionando mais as velas, se recorria aos remos. Na linguagem platônica, a segunda navegação, representa a contribuição pessoal de Platao, a navegação realizada sob impulso de suas próprias forças, em linguagem não metafórica, sua elaboração pessoal.
  3. Na primeira navegação, o filosofo já não e mais prisioneiro de nenhum sentimento, já na segunda navegação Platão se aprisiona radicalmente nos sentidos do sensível. Na primeira navegação, o filosofo ainda permanece prisioneiro dos seus sentidos e do sensível, enquanto que, na segunda navegação, Platão tenta libertação radical dos sentidos e do sensível e um deslocamento decidido, para o plano do raciocínio puro e daquilo que é captável pelo puro intelecto e pela pura mente.
  4. A segunda navegação, leva ao reconhecimento da existência de vários planos dos seres. A segunda navegação, leva ao conhecimento da existência de dois planos do ser: um, fenomênico e visível; e outro, invisível e metafenomênico, captável apenas com a mente e, por conseguinte, puramente inteligível.
  5. Somente após a segunda navegação, que foi possível falar sobre material e imaterial, sobre sensível e supra-sensível, empírico e meta-empírico, também sobre físico e suprafísico, ela foi a luz para essas categorias.
  1. A concepção do homem se inspira em forte dualismo entre alma e corpo; o corpo é entendido como cárcere ou mesmo como túmulo da alma. Com base no enunciado, e nos conhecimentos obtidos na leitura da obra, assinale a alternativa verdadeira:
  1. É importante considerar que a ética platônica se apresenta totalmente condicionada pelo dualismo exacerbado. É importante considerar que a ética platônica se apresenta apenas parcialmente condicionada por esse dualismo exacerbado. Seus teoremas e corolários fundamentais, apoiam-se na distinção metafísica entre alma e corpo.
  2. Na medida que o processo do conhecimento nos leva do sensível para o supra-sensível, nos mantem invictos no mundo em que pertencemos. Na medida que o processo do conhecimento nos leva do sensível para o supra-sensível, nos leva de um mundo para outro, também nos conduz da falsa para a verdadeira dimensão do ser.
  3. “É conhecendo a alma que cura a si mesma” frase de platão, que realiza a própria purificação, que foi exposta apenas no Fédon. Platão expõe essa tese não apenas no Fédon, mas também nos livros centrais da República: a dialética representa libertação dos cepos e cadeias do sensível.
  4. Com Platão, o homem se descobre como ser de duas dimensões, essa aquisição se mostrará reversível, afinal, nós estamos em constante mudança. Com Platão, o homem se descobre como ser de duas dimensões, essa aquisição se mostrará irreversível, porque mesmo aqueles que negarão a dimensão suprafísica, atribuirão a dimensão física um significado totalmente diferente do significado que ela possuía quando o suprassensível era ignorado.
  5. De acordo com Platão, sobre reencarnação, o número de almas é limitado, de tal forma que se todas fossem contempladas no além com um prêmio ou com um castigo eternos, chegaria um momento em que nenhuma alma restaria sobre a terra.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com