TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Barão de Mauá

Por:   •  11/9/2023  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Mauá, O imperador e o Rei” é uma biografia de Irineu Evangelista de Souza, O Barão de Mauá.


Notamos aqui que ele foi um grande empresário e, embora a história se passe no século XIX, ainda é útil e um exemplo didático para quem deseja fazer negócios no país. Mauá nasceu no Rio Grande do Sul, mas ainda criança foi morar no Rio de Janeiro e morou e trabalhou como caixeiro e assim teve seus primeiros contatos com o comercio e finanças. Por conta própria estudava para aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos e um momento de crise comprou ações do que estavam muito desvalorizadas, isso é uma das características que todo empreendedor deve ter, sempre manter-se atualizado e estudando tudo o que acontece para não ser engolido pelo mercado tão competitivo e aproveitar as oportunidades que aparecem e não ter receio de arriscar.

Com a falência do comércio onde trabalhava, Mauá foi trabalhar em uma empresa de importação com o inglês chamado Richard Carruthers, assim aprendeu a língua Inglesa. Se deram muito bem ele Mr. Carruthers e os negócios que depois se tornaram sócios e quando foi para Inglaterra buscar recursos conheceu industrias de fundição e um pais muito desenvolvido. Retornando ao Brasil começou a construir a primeira fabrica de fundição do país, visando um país industrialmente desenvolvido, Mauá imaginava que o Brasil precisaria de indústria de base para crescer.

Percebemos que Mauá continuou estudando e pesquisando, buscou ideias do exterior e trouxe para cá, não construiu a indústria por motivos financeiros e sim por ideais, características de grandes empreendedores. Mauá acumulou muita riqueza como empresário em uma época em que o país era dominado por uma sociedade ruralista, por isso era alvo de perseguição de pessoas influentes. Enfrentou todas as adversidades e desafios que foram impostas, buscou recursos fora do país, buscou parcerias com empresas estrangeiras. Aqui notamos que desde aquela época o empreendedor não recebe muito apoio do estado brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com