TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO CONCRETO RESPOSTA DA JURISPRUDÊNCIA

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Ramon Lopes Erthal

Matrícula: 201902086732

CASO CONCRETO 03

RESPOSTA DA JURISPRUDÊNCIA 01

A posse de boa-fé é conceituada como aquela que o indivíduo possui o justo titulo (documento do objeto) e nele ignora os vícios de violência, clandestinidade e a precariedade.

Classificações da posse:

  1. Posse violenta: É aquela adquirida pela força física ou moral, resultando ameaças a outrem.
  2. Posse clandestina: É aquela que é obtida de forma sorrateira, pois ela se assemelha ao crime de furto.
  3. Posse precária: Há o abuso de confiança do agente. Não poderá ser convalidada e esse tipo de posse é parecida com o crime de estelionato.

POSSE DIRETA X POSSE INDIRETA

A posse direta é exercida por quem detém materialmente a coisa, já a posse indireta o agente exerce em nome de outra pessoa de forma temporária, podendo a qualquer momento o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto. Exemplo: o locatário do imóvel tem a posse indireta do bem e o locador possui a posse direta.

RESPOSTA DA JURISPRUDÊNCIA 02

1. Conceito 

Composse é a posse (direta ou indireta) comum de duas ou mais pessoas sobre o mesmo bem, como por exemplo, Julião divide com Dóra, sua companheira estável, um apartamento de sua propriedade. Julião, além de ser proprietário do imóvel, é também possuidor do mesmo. Dóra, por sua vez, é apenas possuidora do bem. Ambos são compossuidores.

2. Espécies

a) Composse pro diviso é aquela em que há uma divisão de fato da posse para utilização pacífica do direito de cada compossuidor;

b) Composse pro indiviso é aquela em que todos os compossuidores exercem, ao mesmo tempo e sobre a totalidade da coisa, os poderes de fato;

c) Composse simples é aquela em que cada um dos compossuidores pode exercer sozinho o poder de fato sobre a coisa, sem prejuízo do exercício de tal poder pelos demais compossuidores;

d) Composse em mão comum é aquela em que somente todos os compossuidores, em conjunto, podem exercer o poder de fato sobre a coisa.

4. Proteção jurídica

Dispõe o art. 1.199, do Código Civil, “Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores”.

Entende-se, assim, possível ao compossuidor valer-se dos interditos possessórios para proteger sua posse. Pode a companheira, por exemplo, defender-se pelos interditos possessórios em face do companheiro, seu compossuidor, que a coloca para fora do imóvel antes habitado em comunhão.

Com relação a terceiros, qualquer dos compossuidores poderá usar os remédios possessórios, tal como acontece no condomínio (art. 1.314 do CC).

Desta forma, também, nenhum dos compossuidores pode excluir a posse do outro compossuidor ou dar posse a terceiro sem anuência dos demais.

5. Extinção

A composse extingue-se por vontade das partes, que podem intentar ação declaratória para delimitar o âmbito da posse, ou quando o motivo que assim a fez desaparece, como ocorre, por exemplo, na partilha da herança, em que cada compossuidor recebe seu quinhão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com