TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso dos Exploradores de Caverna

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS - UNIPAC – CAMPUS II

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE JUIZ DE FORA

CURSO DE GRADUAÇÃO BACHAREL EM DIREITO

TRABALHO

TEMA: O caso dos exploradores de caverna

Filme-O Senhor das Moscas

DISCIPLINA: IED

PROF: Joseane Pepino

Aluno: LILIAN BARRETO

           

O caso dos exploradores de caverna:

        O livro trata em questão na visão jurídica o direito Natural e o direito Positivo. Sendo o primeiro uma ideia abstrata do Direito, aquele que possui um ordenamento ideal, perfeito, assim independendo da vida social que origina no Estado. Estará reguardado na moral e ética. O segundo é o conjunto de normas, a instituição de regras e princípios que  ordenam o mundo jurídico.

        Essa obra filosófica, trás várias formas de aplicação da Lei no caso concreto, este caso é ficticio, onde apresenta cinco homens membos de uma sociedade espeleológica que se aventuram ingressando em uma caverna, para o desespero deles a caverna vem a desmoronar, tampando a saída da mesma.

        Quando notado o desaparecimento dos cinco homens foi enviado uma equipe de resgate, e esta acabou sofrendo uma perda de dez de seus homens, porém os exploradores não sabiam que haviam uma equipe de resgate trabalhando á favor deles.

        Eles foram ultilizando da comida que havia consigos, e foi quando notaram um rádio transmissor com um dos integrantes, com isso entraram em contato com o resgate, onde chegaram a uma conclusão que se ficassem sem comer e beber não ficariam vivos até a fim do resgate.

        Foi então quando o medico foi questionado por um dos exploradores este sendo Weltmore, que se sobreveriam se comessem carne humana, ja que não havia nada que pudesse ser usado para se alimentarem dentro da caverna, e o médico respondeu que sim.

        Então o explorador que efetuou o questionamento, propôs aos companheiros, e todos concordaram que fizessem um jogo de dados para que aquele que perdesse service de alimento para os demais.

        Porém pouco antes do jogo de dados Weltmore, desistiu e quis adiar para uma semana, mas ai seus companheiros não aceitou a decisão dele, já que foi ele quem propôs que isso fosse feito.

        Foi iniciado o jogo de dados, e foi um dos companheiros que jogou o dado para weltmore, para seu azar ele foi sorteado para servir de alimento para os outros. Se passaram sete dias e enfim o resgate chegou ao alcance dos exploradores.

        Com isso eles passam por um tratamento psicológico e após os quatro exploradores sobreviventes foram levados ao tribunal do Júri, na qual foram culpados de homicídio doloso e condenadoa á forca. Então peticionaram ao Chefe do Executivo para que transformasse a pena de forca para seis meses de prisão, e como resultado teve um empare de dois a favor e dois contra a comutação ta pena em prisão. Portanto a Suprema Corte defendeu o Trubunal do Júri onde manteve a sendença dos mesmo, de pena de morte.

        Podemos notar que esse condenamento feriu princípios como exemplo o Estado de necessidade, eles presos dento de uma caverna onde a água nao era potável e não havia o que comerem. E ainda vale dizer que aquele que deu a ideia que sofreu ás consequências, ele sabia do risco que estava correndo.

Filme O Senhor das Moscas

        Esse filme apresenta um grupo de crianças que faziam parte de uma escola do exército e um capitão que sofreram um acidente em auto mar e vão parar em uma ilha desesta, paradisíaca. Ainda no mar a capitão que ia se afundando fou resgatado por uma das crianças, e uma delas busca um bote adentro do mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (236.7 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com