TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso dos Exploradores de Caverna

Por:   •  6/11/2018  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

O Caso dos Exploradores de Caverna

A obra "O caso dos exploradores de caverna”, relata a história de cinco exploradores de caverna que em um momento, houve um deslizamento de terra, que fez com que bloqueasse a única entrada do local, que ali eles estavam. Após acionar um pedido de socorro pelo rádio, eles descobrem que levarão 10 dias para resgatá-los. Mas, seria muito tempo para que os exploradores de caverna conseguissem sobreviver. Mantendo contanto com a equipe de resgate, um dos exploradores, perguntou ao médico responsável que se comendo carne humana haveria chance de sobrevivência, e a resposta foi que provavelmente sim. Então se voltaram às autoridades religiosas, políticas e médicas, mas ninguém aceitou tomar uma decisão. Um deles propôs que jogassem os dados, e a pessoa que perdesse seria morta e comida pelos outros, mas pediu que esperassem mais uma semana para fazerem o sorteio, porém seus colegas não aceitaram, então jogaram os dados e um dos integrantes foi morto e comido pelos seus parceiros.

 Após serem resgatados, os exploradores restantes foram hospitalizados e devidamente tratados. Depois, foram todos indiciados por crime de homicídio pela morte do explorador escolhido, e condenados em primeira instância, o júri decidiu que eles deveriam ser condenados com pena de morte pela forca. Após o encerramento do julgamento, o júri enviou uma petição ao Poder Executivo pedindo que modificasse a pena para seis meses de reclusão. Os cinco juízes dessa corte expuseram as justificativas de seus votos conforme diferentes escolas de pensamento jurídico, começando pelo presidente do Tribunal Supremo. Com a votação do Tribunal Supremo empatada, a sentença condenatória de primeira instância foi mantida: os condenados seriam enforcados.

         Pela observação dos aspectos analisados, concluo que diante de um empate ocorrido naquela Corte Superior, mantendo a decisão condenatória da primeira instância, essa que considero injusta, justifico: os exploradores sabem o que passaram no interior daquela caverna e o quanto lutaram para continuarem vivos, pois não havia nenhum tipo de alimento, para manter suas vidas. Havia incertezas de quanto tempo persistiria o resgate e se seria possível a proximidade de ocorrerem novos deslizamentos. É necessário ressaltar que naquelas condições não seria racionável exigir deles um comportamento rigoroso, eles precisavam sobreviver, principalmente para responder pelo fato ocorrido, algo que não aconteceria se não tivessem adotado tal medida. Acredito que, se resolvessem se acalmar e delicadamente esperar o socorro que vinha de fora da caverna, como queriam os juízes que os condenaram, a probabilidade de estarem vivos seriam mínima, para relatar sobre os fatos ocorridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com